Saúde

Em vídeo: Prefeito e direção do HCSL explicam que cirurgias eletivas estão suspensas por determinação do estado

Terra do Mandu / 25 junho 2020

Médico responsável pelo setor de cardiologia explica que cada situação é avaliada e, se for urgente, o procedimento é realizado no mesmo momento. Veja vídeo abaixo!

Em um vídeo gravado nas dependências do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, nesta quinta-feira (24), o prefeito de Pouso Alegres, Rafael SImões, acompanhado de diretores do hospital e da secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina, explicou sobre a não realização de cirurgias eletivas, aquelas que podem ser aguardadas por um certo período.

“Estou aqui para esclarecer às pessoas que dependem do Hospital da Clínicas Samuel Libânio que, por determinação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, as cirurgias eletivas estão suspensas na iniciativa pública e privada. Isso é uma determinação que deve ser seguida por todos os hospitais”, afirmou Simões.

O médico Alan Nascimento, responsável pelo setor de cardiologia explicou que cada caso é avaliado. “Falando da hemodinâmica, estamos avaliando cada caso para oferecer o melhor tratamento para o paciente. Aqueles casos que são urgentes, que o médico indica que precisa ser feito o procedimento rapidamente ou no mesmo momento do cateterismo, as angioplastias são realizadas no mesmo momento. Aqueles casos eletivos, que podem ser aguardados, a gente, por determinação do governo do estado, estamos adiando esses procedimentos para evitar que esses pacientes corram mais risco em contrair o novo coronavírus do que a própria doença de base”, disse o médico.

A secretaria municipal de Saúde, Silvia Regina Pereira, conta que a suspensão das cirurgias que podem ser agendadas não é por questão financeira. “A dificuldade hoje de realização dos procedimentos eletivos em nenhum momento se refere a recursos, mas sim, em cumprir o que é determinado pelo comitê de combate à Covid-19 no estado”, afirma.

Mais Lidas