Pouso Alegre

IBOPE faz nova rodada de testes rápidos para Covid-19 em Pouso Alegre

Terra do Mandu / 04 junho 2020

Na primeira fase da pesquisa, dos 250 testes aplicados, nenhum deu positivo para novo coronavírus. Segundo coordenador do estudo, isso significa que a prevalência de casos é baixa, mas não zero. Dados da prefeitura mostram que Pouso Alegre já teve 123 casos de pessoas infectadas, com 4 mortes e 87 recuperados.

Pesquisadores participaram de treinamento antes de ir a campo. Foto: Ascom prefeitura

A partir desta quinta-feira (04), pesquisadores do IBOPE Inteligência voltam a Pouso Alegre para nova rodada da pesquisa sobre a evolução do novo coronavírus no Brasil. O estudo é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com financiamento do Ministério da Saúde.

Pouso Alegre é uma das 133 cidades onde os entrevistadores aplicam 250 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. As pessoas que passam pelo teste são escolhidas através de sorteio.

Na primeira etapa da pesquisa, realizada no mês passado, não foi detectada a presença do vírus ou dos anticorpos nas pessoas avaliadas em Pouso Alegre, segundo informou os coordenadores do estudo, que terá três etapas.

Um dos coordenadores da pesquisa, Pedro Hallal, afirmou, durante coletiva na página da universidade Federal de Pelotas, que foram encontrados muito pouco casos de coronavírus em Minas Gerais, de modo geral.

“Pelo menos nas cidades do interior que a gente conseguiu aplicar 200 testes ou mais, Minas Gerais parece ser um lugar que tem pouco caso mesmo. Minas tem pouco caso, mas não é um estado que tem bom resultado de distanciamento social, com taxa de 59%, enquanto nos melhores números de outros estados é próximo de 70% de isolamento social”, disse o pesquisador.

Ainda de acordo com o pesquisador, ao não encontrar caso nesses municípios, isso significa que a prevalência de casos é baixa, mas não zero.

Conforme o estudo, as principais cidades brasileiras têm sete vezes mais pessoas infectados pelo novo coronavírus do que os números oficiais apontam.

Pouso Alegre mantém taxa de exames em 59% das pessoas notificados com suspeita da doença

Em Pouso Alegre 59% dos casos notificados como suspeita para Covid-19 passaram por exames laboratoriais. De acordo com o boletim da prefeitura divulgado ontem (03/06), já foram 2.178 notificações de casos suspeitos. Desses, 1.280 pessoas que tiveram sintomas mais graves ou eram dos grupos de risco, passaram por exames de laboratório.

Do total de exames realizados, 9,6% deram positivo para a Covid-19. Até ontem, Pouso Alegre já teve 123 moradores da cidade infectados com o vírus. São quatro mortes em decorrência da doença e 87 pacientes recuperados.

Os testes aplicados pelo IBOPE não estão nesses números de exames informados pela secretaria municipal de Saúde.

Mais Lidas