Região

Toledo decreta lockdown e toque de recolher no fim de semana

Terra do Mandu / 22 maio 2020

Até domingo (24) apenas farmácias e postos de gasolinas podem ficar aberto. Quem ainda estiver nas ruas, tem que voltar pra casa até às 18h.

Cidade de 6 mil moradores tem nove casos de Covid, com uma morte. Foto: divulgação prefeitura

Começou a valer ao meio-dia desta sexta-feira (22) o ‘lockdown’ em Toledo, no Sul de Minas. O prefeito Édio Donizete Leme baixou decreto para que o comércio da cidade fosse fechado como media preventiva contra o novo coronavírus e para desestimular a visita de pessoas que tenha amigos e parentes em Toledo, durante o feriadão em São Paulo. O ‘lockdown’, termo em inglês para medida de tudo fechado, foi anunciado ainda na quarta-feira passada para vigorar entre hoje e domingo (24). Os únicos estabelecimentos que têm permissão para funcionar são as farmácias e os postos de combustíveis.

reprodução prefeitura

Além do fecha tudo, outra medida adotada pela administração municipal é o toque de recolher. Segundo a prefeitura, a partir das 18h ninguém deverá estar fora de casa. O uso de máscaras também é obrigatório para quem precisar sair de casa.

Toledo tem 6 mil habitantes. A cidade registrou nove casos da Covid-19 e tem uma morte provocada pela doença.

Cidades do Sul de Minas adotam medidas contra visitas durante feriadão em SP

Em Pouso Alegre, a prefeitura divulgou recomendação para que os pouso-alegrenses desencorajam amigos e parentes de virem à cidade visita-los nos próximos dias, durante o feriado prolongado em São Paulo.

Poços de Caldas, Extrema e Ouro Fino instalaram barreiras físicas e sanitárias para impedir a entrada de veículos com placas de outras localidades. Borda da Mata, Jacutinga e outras prefeituras da região também tomaram medidas parecidas, mas com barreiras sanitárias para investigar a situação de saúde de quem chega. A prefeitura de Toledo vai adotar o ‘lockdown’ a partir de sexta-feira (22).

Em Santa Rita do Sapucaí foi cancelada a festa da padroeira Santa Rita de Cássia, comemorada nesta sexta (22) e proibida a entrada de romeiros.

O feriadão em São Paulo

O ‘feriadão’ na capital paulista começou nesta quarta-feira (20) e vai até domingo (24). Para aumentar o isolamento social e conter o avanço do novo coronavírus, foram antecipados os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro. A sexta-feira (22), foi declarado ponto facultativo na cidade.

Borda da Mata tem barreira sanitária onde será impedida a entrada apenas de quem tiver com algum sintoma febril. Foto: Divulgação prefeitura

 

Mais Lidas