Unilever doa respiradores à prefeitura de Pouso Alegre para serem usados em hospital de campanha

Terra do Mandu / 21 maio 2020

Foram entregues seis aparelhos de BiPAP, usado para tratar doenças do sono e também pode ser utilizado para tratar doenças pulmonares.

Aparelhos foram entregues ao prefeito Rafael Simões. Foto: Ascom prefeitura

A Unilever, multinacional do ramo alimentício com fábrica e centro de distribuição em Pouso Alegre, doou para a prefeitura seis aparelhos de ventilação mecânica que podem ser usados no tratamento de doenças pulmonares, como os sintomas apresentados nos estágios moderado e grave de pessoas infectadas com o novo coronavírus. Os equipamentos BiPAP foram entregues ao prefeito Rafael Simões, nesta quarta-feira (20), pelo executivo da Unilever em Pouso Alegre.

Em vídeo divulgado pela prefeitura, o prefeito agradece a “doação extremamente importante para o município de Pouso Alegre”. Segundo o prefeito, os aparelhos serão utilizados no hospital de campanha, instalado no prédio da UPA, na Rua Comendador José Garcia.

Sobre o aparelho

BiPAP é um aparelho compressor de ar utilizado para tratar a apneia do sono em grau acentuado e doenças pulmonares. A sigla BiPAP é uma abreviação de BI-level Positive Airway Pressure (pressão positiva em vias aéreas a dois níveis), ou seja, contém dois níveis de pressão, sendo um para inspiração (IPAP) e outro para expiração (EPAP).

Univeler doa respiradores à prefeitura de Pouso Alegre para serem usados em hospital de campanha. Foto: Ascom Prefeitura

Uso do BiPAP para doenças pulmonares, como a causada pela Covid-19

As doenças pulmonares causam insuficiência respiratória e diminuem os níveis de oxigênio no organismo. A falta de ar ou dificuldade para respirar são tratadas utilizando o BiPAP. Graças ao modo ventilatório do equipamento, que ajuda o paciente a retomar o padrão respiratório, sem fazer muito esforço.

A Covid-19 em Pouso Alegre

O boletim epidemiológico da prefeitura, divulgado nesta quinta-feira (21), informa que 83 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no município. Desse total, 61 pacientes estão recuperados e não apresenta mais sintomas da doença. 18 pessoas estão em isolamento domiciliar e uma pessoa está internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pouso Alegre tem três mortes em decorrência de complicações da Covid.

Ainda conforme o boletim da prefeitura, Pouso Alegre tem 179 pessoas com suspeita da doença, com cinco pacientes internação clínica, um em UTI e 173 em isolamento domiciliar.

Mais Lidas