Notícia

Mais cidades do Sul de Minas anunciam medidas contra ‘invasão’ paulista durante feriadão

Magson Gomes / 20 maio 2020

Poços de Caldas, Extrema e Ouro Fino instalaram barreiras físicas e sanitárias para impedir a entrada de veículos com placas de outras localidades. Outras cidades da região também tomaram medidas parecidas. A prefeitura de Toledo vai adotar o ‘lockdown’ a partir de sexta-feira (22).

Com antecipação de feriados, o ‘feriadão’ na capital paulista começa nesta quarta (20) e vai até domingo (24), podendo ser esticado até segunda (25), o Sul de Minas costuma ser o destino de muitos paulistas de folga, mesmo com a recomendação de ficar em casa.

Ouro Fino fecha acessos secundários para direcionar motoristas a entrada principal, onde poderão ser barrados. Foto: divulgação prefeitura

Várias prefeituras do Sul de Minas, próximas da divisa com o estado de São Paulo, adotaram medidas contra a entrada de turistas paulistanos nesses próximos dias, durante o mega-feriado na capital paulista. O receio das cidades mineiras é que os visitantes sejam possíveis vetores da disseminação do novo coronavírus.

Essas prefeituras orientam moradores para avisar amigos e parentes que não venham visitá-los nos próximos dias. Além do aviso, prefeitos decidiram fechar acessos secundários com areia, terra, manilhas, entre outros obstáculos e instalaram barreias sanitárias nas entradas principais, onde os motoristas serão abordados. Quem tiver a placa de outro município poderá ser barrado e convidado a dar meia-volta.

Poços de Caldas e Extrema impedem placas de fora

Em Poços de Caldas, a prefeitura intensificou a fiscalização nas barreiras sanitárias e instalou barreiras físicas em outros acessos. A determinação é impedir a entrada de veículos com placas de fora do município.  Poços é a principal cidade turística da região com suas fontes de água termais e belas praças, que fica na divisa com o estado de São Paulo.

Poços de Caldas irá barrar quem for de fora. Foto: divulgação prefeitura

Em Extrema, primeira cidade mineira para quem vem do estado de São Paulo pela Fernão Dias (BR-381), também foi decretada a proibição de entrada e circulação de veículos com placas de outra localidade. A medida, que também vale para ônibus e vans de turismo, entrou em vigou às 05h desta quarta e vale até às 06h de terça-feira, dia 26.

Circuito das Malhas restringe acesso

Com o início da temporada de frio, o Circuito das Malhas e dos Pijamas se prepara para evitar o indesejável coronavírus.

Em Ouro Fino, cidade que faz parte do circuito turístico, a decisão é impedir a entrada dos visitantes. “Agora não é o momento de visitantes ou turistas na nossa cidade, e nem em um outro lugar. Minha preocupação no momento, é garantir a segurança e principalmente a saúde de nossos munícipes, por isso, não vamos permitir que pessoas de outras cidades venham à Ouro Fino, o momento é de isolamento e distanciamento social”, explicou o prefeito Maurício Lemes de Carvalho.

Em Borda da Mata, também no Circuito das Malhas, a prefeitura anunciou a instalação de cinco barreiras sanitárias para monitorar a entrada dos visitantes partir desta quarta-feira. As barreiras vão contar com o apoio da Polícia Militar e serão colocadas nos dois portais de entrada pela rodovia MG-290 para quem chega por Pouso Alegre e para quem vem de Ouro Fino, além de outros três acessos.

“As barreiras têm o objetivo de orientar, conscientizar e monitorar sinais de saúde e dessa forma, evitar a expansão do vírus. Caso a equipe de saúde detecte sinais suspeitos, como temperatura acima de 37,8°C, a pessoa receberá uma carta de encaminhamento para uma unidade médica da sua cidade de origem”, explica a secretária de saúde, Rosaly Esther

Borda da Mata tem barreira sanitária onde será impedida a entrada apenas de quem tiver com algum sintoma febril. Foto: Divulgação prefeitura

Em Jacutinga, maior polo de produção e comercialização de malharias de Minas Gerais, e também a primeira cidade mineira para quem chega de São Paulo pela região de Campinas, pela MG-290, a prefeitura já havia anunciado, na semana passada, medidas para barrar a entrada de turistas e visitantes após os primeiros casos de Covid-19 na cidade.

Porém, após nova reunião com a associação comercial, a administração municipal decidiu implementar as ações preventivas nas barreiras sanitárias, não impedindo a passagem de vans e ônibus do turismo de compras, como anunciado anteriormente.

Estiva, Cachoeira de Minas, Toledo, Varginha, Lavras, entre outras cidades da região também anunciaram medidas contra a chegada de visitantes vindos a passeio.

Lockdown em Toledo

A prefeitura de Toledo anunciou que a cidade entrará em sistema ‘lockdown’ na próxima sexta-feira (22) até domingo (24). Os comércios irão funcionar somente delivery. os únicos que irão permanecer abertos serão farmácias e postos de gasolina. A cidade de seis mil habitantes tem nove casos de Covid-19, com uma morte pela doença.

Toledo decreta lockdown na cidade. Imagem: reprodução

O feriadão em São Paulo

O ‘feriadão’ na capital paulista começou nesta quarta-feira (20) e vai até domingo (24). Para aumentar o isolamento social e conter o avanço do novo coronavírus, foram antecipados os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro. A sexta-feira (22), foi declarado ponto facultativo na cidade. E a segunda, dia 25, ainda poderá ser declarada como feriado estadual do dia 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista), caso a assembleia aprove a proposta enviada pelo governador João Dória (PSDB).

Mesmo com as orientações para ficarem em casa, as cidades do Sul de Minas costumam ser um dos destinos procurados pelos paulistanos de folga.

Mais Lidas