Região

Circuito das Malhas irá barrar turistas durante o mega-feriado em São Paulo

Magson Gomes / 19 maio 2020

Com antecipação de feriados, o ‘feriadão’ na capital paulista começa nesta quarta (20) e vai até domingo (24), podendo ser esticado até segunda (25). Com o início da temporada de frio, cidades do Circuito das Malhas e dos Pijamas preparam barreiras sanitárias para evitar o indesejável coronavírus.

Borda da Mata terá cinco barreiras sanitárias. Quem estiver com sinais da Covid-19 será enviado de volta para cidade de origem. Foto: divulgação prefeitura

As prefeituras de Borda da Mata e Ouro Fino, que fazem parte do Circuito das Malhas do Sul de Minas, anunciaram barreiras sanitárias contra a entrada de turistas paulistas nesses próximos dias, durante o mega-feriado em São Paulo (SP). O receio das cidades mineiras é que os visitantes sejam possíveis vetores da disseminação do novo coronavírus.

Dessa quarta-feira, dia 20 de maio, até domingo, 24 de maio, os moradores da capital paulista estarão em um feriadão. Por lá, foram antecipados os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro), para esta quarta (20) e quinta (21), respectivamente. A sexta-feira (22), foi declarado ponto facultativo na cidade.

A medida foi adotada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), para aumentar o isolamento social e conter o avanço do novo coronavírus. A segunda-feira, dia 25, também poderá ser declarada como feriado estadual do dia 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista), caso a assembleia aprove a proposta enviada pelo governador João Dóira (PSDB).

E as cidades do Sul de Minas costumam ser um dos destinos procurados pelos paulistanos de folga. Com o início da temporada de frio, o Circuito das Malhas e dos Pijamas se prepara para evitar o indesejável coronavírus.

Em Borda da Mata a prefeitura anunciou a instalação de cinco barreiras sanitárias para monitorar a entrada de pessoas dos visitantes partir desta quarta-feira. As barreiras vão contar com o apoio da Polícia Militar e serão colocadas nos dois portais de entrada pela rodovia MG-290 para quem chega por Pouso Alegre e para quem vem de Ouro Fino, além de outros três acessos a bairros e para Tocos do Moji.

“As barreiras têm o objetivo de orientar, conscientizar e monitorar sinais de saúde e dessa forma, evitar a expansão do vírus. Caso a equipe de saúde detecte sinais suspeitos, como temperatura acima de 37,8°C, a pessoa receberá uma carta de encaminhamento para uma unidade médica da sua cidade de origem”, explica a secretária de saúde, Rosaly Esther

“Não iremos acolher pacientes de outras cidades para preservar nossos recursos aos bordamatenses, mas faremos todo o questionário e orientação para que as pessoas que vierem pra cá permaneçam em casa, utilizem máscaras e sigam todas as regras do município para o enfrentamento ao avanço do coronavírus”, completa Rosaly.

Em Ouro Fino, serão fechados os acessos secundários e instalada barreira sanitária na entrada principal da cidade, pelo monumento do Menino da Porteira. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que, na manhã desta quarta, terá uma reunião entre prefeitura e as polícias Civil e Militar para definições das medidas a serem adotadas.

Post feito pelo diretor de Governo Administração e Finanças da prefeitura de Ouro Fino, Antônio Miguel. Reprodução: rede social

Em Jacutinga, importante polo de produção e comercialização de malharias, a prefeitura já havia anunciado medidas para barrar a entrada de turistas e visitantes. Porém, após nova reunião com a associação comercial, a administração municipal decidiu implementar as ações preventivas nas barreiras sanitárias, não impedindo a passagem de vans e ônibus do turismo de compras, como anunciado anteriormente.

Mais Lidas