A reportagem do Terra do Mandu entrou em contato com as concessionárias de fornecimento de energia e água. A Cemig informa que não houve aumento no valor da tarifa. As contas estão mais caras pelo fato de as pessoas estarem mais em casa, em tempos de isolamento social. Veja no vídeo abaixo. A Copasa ainda não enviou retorno.
Muitos consumidores de Pouso Alegre estão recebendo as contas de água e energia elétrica em casa com valores acima do que estavam acostumados a pagar, informa o Procon Municipal.
O órgão de proteção e defesa do consumidor disse que notificou as concessionárias Cemig e Copasa para prestarem informações e “esclarecimentos sobre a percepção dos consumidores deste Município com relação aos aumentos repentinos nas respectivas contas de energia elétrica e água”, diz nota enviada pela assessoria da prefeitura.
A reportagem do Terra do Mandu entrou em contato com as concessionárias para saber se houve alguma alteração no valor da tarifa de água e energia em Pouso Alegre.
Consumo médio de energia subiu 0,6% por causa do isolamento social
A Cemig informa que não houve nenhum reajuste até o mês de abril na tarifa de energia. De acordo com a empresa, houve um aumento médio de 0,6% no consumo de energia dos clientes residenciais da sua área de concessão devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.
“As pessoas têm ficado mais em casa e essa situação pode aumentar a frequência da utilização de equipamentos elétricos e consequentemente, o consumo de energia. Diante disso, a Cemig orienta os seus clientes sobre o uso eficiente de energia para evitar surpresas na conta de luz”, diz a empresa por meio de nota.
As leituras dos relógios da Cemig
Com as restrições de mobilidade mais rígidas durante o início da pandemia, no mês de março alguns clientes tiveram a leitura feita pela média, com eventuais acertos a maior ou menor na conta atual. Agora, as leituras estão sendo feitas normalmente. Somente são emitidas pela média dos últimos 12 meses, as contas dos clientes que não permitem a entrada do leiturista da Cemig para acessar o padrão de energia, o que não atinge 2% do volume de clientes.
A Cemig ainda orienta os próprios clientes podem fazer a leitura do medidor, ou ainda, acompanhar o consumo mensal através dos números que aparecem nas contas e no relógio do padrão.
Contato do Procon para reclamações e dúvidas:
Para outras informações e esclarecimentos, orientamos a população a acionar o PROCON Municipal por meio dos seguintes contatos telefônicos: (35) 3449-4315 ou (35) 3449-4932, ou por meio do e-mail institucional do órgão, procon@pousoalegre.mg.gov.br.
Veja os vídeos divulgados pela prefeitura de Pouso Alegre e pela Cemig: