Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Pouso Alegre chega a 51 casos de Covid-19, diz boletim da prefeitura

Número de curados passa de 50%. Casos suspeitos são 125, com três pacientes internados.

A prefeitura de Pouso Alegre informa, no boletim desta quinta-feira (07), que são 51 casos de Covid-19 confirmados na cidade. Desse total, são 27 curados, 21 em isolamento domiciliar e 3 vítimas fatais de Covid-19 na cidade. Há ainda 125 casos suspeitos, com 3 pacientes internados e 122 em isolamento domiciliar.

Situação sob controle, diz secretária de saúde

Pouso Alegre está entre as 10 cidades do estado com o maior número de casos, atrás de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia, Divinópolis, Uberaba e Nova Lima, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgados ontem.

Apesar do número de pessoas contaminadas, a secretária de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina Pereira, afirma que a situação está sob controle. Além dos pacientes locais, Pouso Alegre é referência no atendimento para outras 31 cidades da região, totalizando uma população de pouco mais de 500 mil habitantes. Atualmente, são 40 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponibilizados para o tratamento de pacientes da COVID. Desse total, apenas três leitos tinham pacientes internados nesta quarta-feira, não atingindo 10%.

“A gente tem que estar preparado porque nossa população, somando essas 32 cidades, é de 543 mil habitantes. Hoje nós temos uma situação favorável, mas que pode mudar rapidamente”, diz Sílvia Regina, que ainda lembra que o tempo de permanência de um paciente com COVID-19 numa UTI é de 15 a 30 dias. Por isso, a necessidade de não relaxar as medidas de atenção.

A proximidade com o estado de São Paulo, que já soma mais de três mil mortes pelo novo coronavírus, preocupa. “Nós temos conversado com os prefeitos e secretários de Saúde das cidades aqui da região para manter uma posição uniforme, porque não adianta um município tomar suas medidas preventivas e o outro não fazer nada”, afirma a secretária de Saúde Pouso Alegre.

O funcionamento do comércio local foi flexibilizado e voltou a funcionar, incluindo bares, restaurantes, shopping e academias. Regras de higienização, uso de máscaras e distanciamento em filas devem ser obedecidas.

Cidade prepara hospital de campanha

Mesmo diante da disponibilidade de leitos, Pouso Alegre se prepara para uma possível superlotação do principal hospital da região, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Essa semana, a prefeitura anunciou que as instalações da UPA 24 horas, que está em fase final de construção, funcionará, nesse primeiro momento, como hospital de campanha. Serão 26 leitos para internação de casos moderados. O local já está funcionando como ambulatório para pessoas com sintomas do novo coronavírus.

Boletim desta quinta-feira (07):

Sair da versão mobile