Notícia

Dona Dulce de 84 anos, 1º caso de Covid em Pouso Alegre e curada, vira exemplo de projeto internacional

Magson Gomes / 07 maio 2020

A campanha ‘Sobreviventes19’ é organizada por quatro instituições, incluindo a ONU e chama a atenção para o fato de a idade não ser critério determinante para o acesso à saúde. A produção no Brasil entrou em contato com o Terra do Mandu para chegar a dona Dulce depois de ter acesso a matéria produzida pelo portal. Veja vídeo abaixo.

Imagem: reprodução

A pouso-alegrense Dulce Coelho, de 84 anos, conhecida como ‘dona Dulce’, é um dos exemplos de idosos do mundo que contraíram a Covid-19 e se curaram da doença. Dona Dulce participa da campanha ‘SURVIVORS19’ (Sobreviventes19), que traz depoimentos de idosos já curados da Covid-19.

Survivors19 é um movimento para garantir que a idade ou qualquer outra condição pessoal não sejam critérios determinantes para o acesso à saúde e tratamento médico. É um projeto independente, mas com parceria de 4 instituições, incluindo a ONU.

A produção do projeto no Brasil entrou em contato com a reportagem do Terra do Mandu ao ver a reportagem no portal que falava que dona Dulce havia se recuperado da Covid-19 dentro de casa, em Pouso Alegre, e solicitou o contato da família.

Veja o vídeo da campanha.

Nesse primeiro vídeo os protagonistas são Giuseppe Villani, um empresário de 76 anos de Modena Jorge Mijangos, um engenheiro aposentado de 80 anos de Madri, Young Joo Hwang, um aposentado de 97 anos de Cheongdo na Coréia do Sul, Dulce Ferris, uma voluntária em grupos de assistência social de Pouso Alegre com 84 anos, e William “Bill” Kelly, bombeiro aposentado de 95 anos e veterano da Segunda Guerra Mundial e morador do Condado de Yamhill no Oregon:

Sobre dona Dulce

Dona Dulce foi diagnosticada com a Covid-19 no final de março. Ela foi tratada em casa por duas filhas, uma delas é a médica Carmen Coelho Rezende. Foi o primeiro caso confirmado do coronavírus em Pouso Alegre.

Para cuidar da mãe, a médica levou alguns aparelhos hospitalares para o apartamento que auxiliaram para garantir oxigênio à idosa. Dra Carmen recebia suporte à distância de colegas médicos especialistas em diversas áreas. “Mas, a todo momento, estive preparada para correr com ela em situação de ameaça de crise de respiratória aguda”.

Situação em Pouso Alegre hoje

O boletim da prefeitura de Pouso Alegre desta quinta-feira (07) informa que são 51 casos de Covid-19 confirmados na cidade. Desse total, são 27 curados, 21 em isolamento domiciliar e 3 vítimas fatais de Covid-19 na cidade. Há ainda 125 casos suspeitos, com 3 pacientes internados e 122 em isolamento domiciliar.

Mais Lidas