
Catedral Metropolitana de Pouso Alegre – Foto Terra do Mandu
O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, prorrogou o decreto episcopal que suspende todas as atividades com a presença de fiéis nas paróquias e comunidades da arquidiocese. A prorrogação é por tempo indeterminado. O objetivo é ajudar no controle da pandemia da Covid-19.
O decreto que suspendeu as celebrações com presença de fiéis é do dia 17 de março, quando as medidas de prevenção ao coronavírus foram intensificadas em Minas Gerais.
“Prorrogo inteiramente o nosso decreto até que tenhamos informações e ações de estabilidade social vindas de nossas autoridades civis e sanitárias e orientações de instâncias eclesiais para, assim, em maior comunhão, irmos retomando nossas atividades paroquiais. Fundamental nestes momentos a comunhão de todos na unidade de nossas orientações”, disse o arcebispo em nota divulgada pela Arquidiocese de Pouso Alegre.
Desde que as medidas foram adotadas, as missas estão sendo celebradas de portas fechadas e transmitidas nas redes sociais de cada paróquia e comunidade. Assim também ocorreu com as celebrações da Semana Santa, onde os fiéis não puderam participar de procissões e via sacra.
Casos da Covid-19 em Pouso Alegre
O boletim epidemiológico da prefeitura de Pouso Alegre desta quarta-feira (15) manteve o número de pessoas infectadas com o novo coronavírus na cidade. São 17 desde o início da pandemia, mesmo número informado no boletim de ontem. A principal alteração é que agora são sete pessoas já recuperadas da Covid-19 no município. Eram cinco no último número informado.
Números regionais
Na área da Regional de Saúde de Pouso Alegre são 44 casos de Covid-19 confirmados na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Pouso Alegre e Extrema são as cidades com o maior número de casos confirmados. Mas cidades como Cambuí, Senador Amaral, Poços de Caldas, Paraisópolis, Itajubá, Borda da Mata, Ipuiúna, Toledo, Itapeva.
Números de Minas
Em Minas Gerais são 903 casos de Covid-19, com 30 mortes confirmados. Desse total de mortes, sete são no Sul de Minas, sendo 2 em Pouso Alegre, 2 em Paraisópolis, 1 em Ouro Fino, 1 em Varginha, 1 em São Thomás de Aquino. A morte confirmada pela prefeitura de Extrema ontem (14) ainda não está no boletim da SES-MG. Poços de Caldas também tem uma morte confirmada por teste rápido no município.