Notícia

Segundo nova decisão, maior parte do comércio de Pouso Alegre poderá reabrir

Magson Gomes / 26 março 2020

O decreto municipal que endureceu o fechamento do comércio será reeditado para seguir as determinações do governo estadual, o que vai permitir estabelecimentos que estão fechados possam reabrir. Porém, as regras para evitar a disseminação da covid-19 deverão ser seguidas. Devem permanecer fechados cinemas, academias, shopping e lojas em galerias.

Lojas que ficam na Rua Adolfo Olinto, por exemplo, poderão ser reabertas. Foto: Terra do Mandu

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (DEM), afirmou nesta quinta-feira (26), que o município irá seguir as determinações do governo estadual sobre as medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A decisão interfere, diretamente, no que fecha e não fecha no período em que é mantida a situação de emergência em saúde e calamidade pública em Minas Gerais.

“Vamos reeditar nosso decreto e acompanhar, integralmente, tudo que foi proposto pelo governo de Minas Gerias. Acredito que essa é a melhor medida para que nós não tenhamos uma radicalização na paralisação de todo nosso comércio e, ao mesmo, manter a integridade de nossa saúde, dentro daquilo que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde”, afirmou o prefeito.

A decisão de reeditar o decreto e seguir as deliberações do estado é ter uma padronização com demais municípios mineiros.  Essa definição do comitê local de enfrentamento da crise do novo coronavírus, que se reuniu após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro que criticou as medidas que estavam sendo adotadas por governadores e prefeitos quanto ao fechamento do comércio.

O QUE MUDA EM POUSO ALEGRE, SEGUINDO COM AS DETERMINAÇÕES DO ESTADO

Após a reedição do decreto municipal, a maioria dos estabelecimentos que estão fechados desde o último sábado (21/03), poderão funcionar, desde que seguindo algumas regras.

Agora, outros tipos de comércio também vão se enquadrar nas regras para funcionar, como oficinas mecânicas, lojas de conveniência, lojas de venda de alimentação para animais e comércio em geral, desde que estejam fora de centros comerciais ou shopping.

O presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre gravou um vídeo onde fala das alterações após essa nova decisão no âmbito municipal:

Leia a íntegra da Deliberação 8, de 19/3/2020 (COMITÊ EXTRAORDINÁRIO COVID-19) do governo de Minas.

Mais Lidas