0

Com chuvas das últimas horas, córrego transborda e rios de Pouso Alegre estão acima do nível normal

Terra do Mandu
11/02/2020

Segundo a Defesa Civil Municipal, choveu 70 mm entre segunda-feira e a manhã desta terça. A previsão é de mais chuvas para as próximas horas. Não há risco de enchentes, mas possibilidade de transbordamento de córregos é monitorada.

Rua Antônio Scodeler ficou cheia de água. Foto: reprodução Wagner Wellington

Na manhã desta terça-feira (11) o córrego que atravessa os bairros Fátima 3 e Faisqueira transbordou, invadindo a Rua Antônio Scodeler. O trânsito no local teve que ficar com um veículo passando por vez.

Máquinas da prefeitura abriram um rasgo na parte onde a água estava sendo represada para aumentar a vazão. O trânsito no local já foi normalizado e equipes da Defesa Civil e agentes da secretaria de Trânsito permanecem no monitoramento.

Máquina da prefeitura abriu espaço para escoamento de água em área alagada. Foto: Ascom prefeitura

A QUANTIDADE DE CHUVA

De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 24 horas choveu 70 milímetros de água em Pouso Alegre. A previsão para as próximas horas é de mais 50 mm de chuva para a cidade.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ailton Souza Alves, os níveis dos dois rios que cortam a cidade estão acima do normal, mas ainda não traz preocupação em relação a enchentes na área urbana.

O rio Sapucaí Mirim, do desce passando pelo bairro Shangrilá até a ponte da Dique 1, está 1,80 metro acima do nível normal. Já o rio Mandu, que desde paralelo à Avenida Perimetral, passando pelo São Geraldo, está 2,5 metros acima do nível normal.

Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, a preocupação maior é que, caindo esse volume de chuva previsto para as próximas horas, e considerando o nível que estão os córregos que passam por outras áreas da cidade, possa haver o transbordamento nessas áreas, como aconteceu na Rua Antônio Scodeler na manhã de hoje.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.