Dia Municipal de Combate ao Feminicídio tem programa especial neste sábado em Pouso Alegre

Terra do Mandu / 20 setembro 2019

Evento será na Praça Senador José Bento das 08h30 às 12h. Nos dois últimos anos, foram registrados 2.357 feminicídios, o que significa uma vítima morta por ser mulher a cada oito horas.

Neste sábado (21) será comemorado o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio. A lei que criou a data em Pouso Alegre foi criada este ano com o objetivo promover debates e eventos de conscientização na luta contra o feminicídio no município.

As atividades vão começar às 08h30, com uma passeata saindo do Pátio da Rodoviária em direção à Praça Senador José Bento. Já na praça, terão palestras e depoimentos de pessoas que trabalham diretamente com o assunto de violência contra a mulher.

As atividades são abertas à população e vão até às 12h. Os organizadores recomendam que as pessoas que participarem se vistam de roupas brancas.

Confira a programação do evento em Pouso Alegre:

  • Passeata do pátio do Terminal Rodoviário até a Praça Senador José Bento;

Ação em saúde e bem estar da mulher :

  • Aferição da pressão arterial e glicemia;
  • Orientações sobre métodos contraceptivos;
  • Orientações e esclarecimentos da OAB;
  • Palestra com Cônego Vonilton (pároco da Catedral);
  • Distribuição de material de prevenção e orientações de combate à violência pelo CIAMPAR;
  • Atendimento do CAC com captação de currículos e emissão de documentos para as participantes.

Aumenta mortes de mulher por ser mulher no Brasil

A queda de 10% no número de homicídios no país, entre 2017 e 2018, não se reflete nos casos de feminicídio, que registraram alta de 4% no mesmo período. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados no início desse mês. O levantamento foi baseado nos dados dos boletins de ocorrência enviados pelos estados ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Em comparação com 2015, ano em que a Lei do Feminicídio foi criada, o aumento foi ainda maior, de 62,7%. Nos dois últimos anos, foram registrados 2.357 feminicídios, o que significa uma vítima morta por ser mulher a cada oito horas. É o maior registro desse tipo de crime desde que a lei entrou em vigor.

Mais Lidas