Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Festival do Morango é realizado neste fim de semana em Estiva

Evento é na praça principal da cidade com shows musicais, desfiles e pratos derivados da fruta. A entrada é franca. Sábado tem apresentação com Carreiro e Capataz.

Evento começou na quinta e vai até domingo. Foto: Jean Carlos de Andrade

O município de Estiva produz cerca de 20 mil toneladas de morango por ano, numa área de 330 hectares, sendo um dos principais produtores da fruta no Brasil. São mais de mil famílias envolvidas com a cultura.

Para celebrar a colheita do ano, a cidade promove este final de semana, até domingo (01/09), o Festival do Morango. A estrutura da festa foi montada na Praça da Igreja Matriz. Nos estantes, o visitante vai encontrar a fruta in natura e diversos produtos derivados do morango. Destaque para o estrogonofe, tortas, bolos, pavês, tudo feito de morango. Tem ainda o concurso de pratos típicos.

A programação do evento ainda tem shows musicais com artistas regionais e de destaque nacional. Sábado, a apresentação principal é com a dupla Carreiro e Capataz. Veja a programação completa abaixo.

A produção de morango

A região de Pouso Alegre, que Estiva faz parte, é a maior produtora de morango do Brasil, com 85% da produção nacional. A previsão é que em 2019 sejam colhidas pouco mais de 120 mil toneladas. As principais lavouras estão em Bom Repouso, Espírito Santo Dourado, Estiva, Cambuí, Congonhal, Tocos do Moji, Senador Amaral e em Pouso Alegre.

Programação do Festival do Morango Estiva 2019:

A abertura ocorreu ontem (29/ago)
30/ago (sexta-feira)
18h – Apresentação Regional com Carbonari, Mirte e Ademir
22h30 – Show com Marcos Paulo & Marcelo (Os Filhos de Milionário e José Rico)
02h – DJ Júnior Ferreira

31/ago (sábado)
14h – Concurso do Morango
18h – Missa do Produtor
19h30 – Apresentação Regional com Leandro Marques
21h00 – Show com PDM
23h30 – Show com Carreiro & Capataz

01/set (domingo)
14h – Concurso de pratos típicos
14h30 – Apresentação Regional com Luciano Sollo
16h – Desfile Baby Moranguinho
20h – Show com Allisson e Pedro
00h – Encerramento