Expedição retira lixo e mapeia pontos de esgoto no Sapucaí Mirim, em Pouso Alegre
Magson Gomes / 24 agosto 2019
Magson Gomes / 24 agosto 2019
Prefeito Rafael Simões participou da ação e afirma que Copasa será notificada por esgoto sendo lançado in natura no rio. ASSISTA AO VÍDEO REPORTAGEM.
Uma expedição percorreu o Rio Sapucaí Mirim em Pouso Alegre na manhã deste sábado (24). A ação teve o objetivo de recolher lixo e mapear pontos de lançamento de esgoto. As equipes de voluntários se encontraram debaixo da ponte próximo ao bairro Belo Horizonte para navegar até o encontro com o Rio Sapucaí, 10 km abaixo.
Matheus Carneiro é um dos organizadores da expedição. Ele faz parte do grupo Manducaí, que trabalha pela preservação do Sapucaí Mirim e revitalização do Mandu.
O prefeito Rafael Simões, junto com a primeira dama, e vereadores também desceram um trecho de barco.
Logo no início do percurso, este voluntário recolheu um capacete.
A beleza do rio embaixo da ponte de ferro é prejudicada pela água turva, mesmo nesse perído sem chuva. Nas encostas, os voluntários vão recolhendo todo tipo de material.
Os caiaques vão ficando empilhados de isopor, baldes e garrafas plásticas. O traseiro flutua, descendo a correnteza fraca do Sapucaí Mirim.
Esgoto in natura
Em ponto já abaixo do bairro Belo Horizonte, a imagem que impressiona (veja no vídeo). Uma cachoeira de esgoto cai no rio. A espuma e a cor escura vão se misturando e matando o Sapucaí Mirim. O mau cheiro é forte. O prefeito diz que a Copasa será notificada do problema.
O vereador Brunos Dias (PR), que participou da expedição remando e recolhendo material, diz que barreiras ecológicas deverão ser instaladas no Sapucaí Mirim para facilitar que o lixo seja recolhido.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu