Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Começa nesta quinta o 1º Festival de Morango de Pouso Alegre

O município é um dos maiores produtores da fruta no Brasil, com mais de 200 hectares plantados. A produção movimenta R$ 120 milhões por ano. Veja abaixo a programação do evento.

A abertura do 1º Festival do Morango de Pouso Alegre será nesta quinta-feira (11). O evento será na Praça Senador José Bento, Centro da cidade e a entrada é gratuita. Até sábado, dia 13, terão shows musicais, workshops e barracas de culinária, onde não faltarão delícias da fruta. A fruta in natura, com chocolate, em bolos e tortas e em decoração, o morango está entre as frutas mais comercializadas e consumidas no Brasil.

O festival é organizado pela Acipa, Sebrae e Emater, com apoio de outras instituições e empresas. Segundo a organização, o objetivo é fomentar e valorizar os produtores de Pouso Alegre e região, bem como todos segmentos que envolvem o setor.

A produção de morango em Pouso Alegre e região

De acordo com dados da Emater e do IBGE, Pouso Alegre tem 1.100 produtores de morango, com mais de 200 hectares de área plantada. O cultivo e a venda do produto movimentam mais de R$ 120 milhões na economia do município. As plantações na Terra do Mandu ficam nos bairros Cruz Alta, Algodão, Massaranduba e São José do Pantano, entre outros.

A região de Pouso Alegre, contando outros municípios produtores, é a maior produtora de morango do Brasil, com 85% da produção nacional. A previsão é que em 2019 sejam colhidas pouco mais de 120 mil toneladas. As principais lavouras estão em Bom Repouso, Espírito Santo Dourado, Estiva, Cambuí, Congonhal, Tocos do Moji, Senador Amaral e em Pouso Alegre.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 1º FESTIVAL DO MORANGO DE PA

Durante três dias, o Festival contará com atividades para os produtores e população, sempre com foco na importância da cultura do morango.

Quinta-feira, dia 11 de julho, das 11h às 22h:

Sexta-feira, dia 12 de julho, das 16h às 22h:

Sábado, dia 13 de julho, das 16h às 22h:

*CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DETALHADA EM WWW.ACIPA.COM.BR