Feiras movimentam a economia criativa em Pouso Alegre

Mariana Sayad / 05 abril 2019

Jornalista, gestora cultural
Editora do site Cultura não é Perfumaria 
Co-fundadora do Observatório Luneta

Só agora, entre abril e maio, já tem três agendadas. Neste fim de semana tem o Projeto Acredite, no SerraSul Shopping.

Isabella Barcelos, idealizadora do Projeto Acredite. Foto: reprodução

O artesanato e o trabalho manual de forma de geral são setores importantes da economia criativa, mas não os únicos, pois esta é composta por uma gama bem grande, como audiovisual, gastronomia, moda, arquitetura, artes cênicas, música, publicidade, games, tatuagem, design e por aí vai.

Dentro desta ideia, alguns (muitos) empreendedores e empreendedoras de Pouso Alegre têm organizado já há algum tempo feiras voltadas para a economia criativa da região. Elas ocorrem em diversas épocas do ano e mostram o artesanato, a arte, gastronomia, bebidas artesanais, perfumes, sabonetes e muito mais.

Só agora, entre abril e maio, já tem três agendadas. A primeira é o Projeto Acredite que é realizada pela Isabella Barcelos, que tem uma marca de perfumes artesanais. Este projeto está em sua 8ª edição e acontece no Shopping SerraSul nos dias 6, 7, 13 e 14 de abril. Este projeto começou sendo exclusivo para mulheres empreendedoras, mas hoje é aberto aos homens também.

Nos dias 27 e 28 de abril, acontece a 4ª edição da Colab35, que é uma feira colaborativa que também valoriza a economia criativa. Além do artesanato, a Colab também tem flash tattoo, a parte gastronômica e música ao vivo. Ela é itinerante, então, o local ainda não foi divulgado. Ela é realizada pela Nathalia Kalil, que também é empreendedora da NaVie que faz turbantes, faixas, lenços, cangas…

Para fechar este primeiro ciclo de 2019, vem a ExpoCriar, que também está em sua 4ª edição e valoriza a arte manual. A Expocriar é uma feira multicultural e foi idealizada pela Consuelo Gonçalves e Valéria Melo, ambas também são empreendedoras criativas e têm suas marcas. Além da gastronomia, bebida artesanal, artesanato, arte, lá tem muita música ao vivo, valorizam muito os artistas locais. Durante a feira, em apresentação de corais e músicos da região. A ExpoCriar acontece nos dias 5 e 4 de maio no Buffet Villas Festas.

ExproCriar será tem edição em maio. Foto: reprodução

Sobre a colunista

Foto: Arquivo pessoal

Mariana Sayad escreve quinzenalmente sobre cultura, arte, políticas culturais de Pouso Alegre e região aqui, no Terra do Mandu. Jornalista de formação, gestora cultural há mais de 15 anos. Tem MBA em Bens Culturais pela FGV-SP e especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP. É natural de São Paulo, mas mora em Pouso Alegre deste 2013, onde já trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura, entre 2015 e 2016.

Atualmente, é editora do site Cultura não é Perfumaria e, ao lado de Júlia Lopes, co-fundadora da empresa Observatório Luneta, que é especializada em Economia Criativa.

Mais Lidas