Saúde

Sobe para 5 o número de casos confirmados de dengue em Pouso Alegre em 2019

Magson Gomes / 01 abril 2019

Os pacientes infectados já passaram por tratamento e estão em casa. Em 2018 foram dois casos no município.

41 casos foram enviados para análise. 13 descartados, 23 ainda sem resultados e 5 confirmados. Foto: Terra do Mandu

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre já são cinco casos confirmados de dengue na cidade em 2019, todos eles autóctones, ou seja, o paciente contraiu a doença dentro do próprio município. O primeiro caso foi confirmado em um jovem de 17 anos no início do mês passado.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, neste ano foram 41 notificações de casos suspeitos, desses, 13 já foram descartados e 23 continua sob análise.

Em todo o ano passado a cidade havia registrado apenas dois casos de dengue locais e um caso de morador de Pouso Alegre que contraiu em outro município.

Em todos os casos confirmados neste ano, os pacientes já foram medicados em estão em casa.

Focos do mosquito e ações de combate

Ainda segundo Secretaria de Saúde, as ações de prevenção devem continuar em todo o município, mesmo com o fim do verão. Os agentes de saúde continuarão com o trabalho preventivo e de orientações em todos os bairros da cidade, através da busca ativa, capacitação de profissionais, resgate de imóveis fechados e fumacê.

Trabalho de combate e prevenção continua mesmo após o fim do verão. Foto: Ascom PMPA

Segundo o departamento de zoonoses do município, no levantamento feito em janeiro, eram 141 focos do mosquito Aedes aegypti por toda a cidade. Esses pontos e suas vizinhanças são monitorados para extinguir as larvas do hospedeiro da doença.

Sintomas da dengue

Os sintomas mais comuns da dengue são febre repentina, dores de cabeça e ao redor dos olhos, dores no corpo e manchas avermelhadas. Se você sentir um ou mais desses sintomas combinados, é preciso procurar uma unidade de saúde.

Mais Lidas