Ônibus da nova empresa começam a chegar em Pouso Alegre
Magson Gomes / 20 março 2019
Serão 56 ônibus zero km. Empresa assume o serviço na primeira semana de abril, após vencer a licitação do transporte público da cidade.
Os ônibus da empresa que vai assumir o transporte público de Pouso Alegre agora no início de abril já estão chegando na cidade. Nesta quarta-feira (20) a reportagem do Terra do Mandu esteve na garagem onde oito veículos já estão estacionados. Até semana que vem, os 56 ônibus zero quilômetro, como exige o contrato, deverão estar aqui para serem emplacados e começar a pegar os passageiros.
Entramos em um dos veículos. Eles ainda serão equipados com câmeras de reconhecimento facial e o aparelho onde os usuários passarão o cartão para liberar a catraca. As poltronas são acolchoadas, para dar mais conforto no trajeto de casa para o trabalho de do trabalho para casa. A capacidade de transporte é para 34 pessoas sentadas e 18 em pé.
Como será a atuação da Expresso Planalto em Pouso Alegre
Como previsto no edital da licitação, a empresa começa a operar com 56 ônibus, todos zero quilômetro. O valor da tarifa será o praticado no momento em que ela assume o serviço, hoje está em R$ 3,90 a passagem urbana.
Resgatar a confiança do usuário
Durante entrevista em dezembro, o diretor Roberto Santana disse que a empresa vai trabalhar para resgatar a confiança do usuário no transporte público e isso se dará com a prestação de um serviço de qualidade.
“Vamos lutar para bater a meta de 90% das viagens realizadas com sucesso. Quando a pessoa vai trabalhar e tem confiança que pode pegar o ônibus, você atrai usuário e equilibra a tarifa de forma diferente que é através da maior demanda”.
Através da eficiência, espera que a empresa tenha um volume de passageiros maior do que os 470 mil por mês previsto no edital. “O que nós pretendemos fazer aqui em Pouso Alegre é atender, rigorosamente, iniciar com a qualidade pré-estabelecida de forma contratual. E, a partir daí, quando a gente resgatar a confiança do nosso cliente, como chamamos os passageiros, vamos tratar dos casos pontuais de melhorias”.
Ônibus sem cobrador
Os ônibus que vão circular nas ruas de Pouso Alegre não terão cobrador. O diretor do Grupo explica que, se a empresa contratasse os funcionários, o valor do contrato ficaria cerca de R$ 300 mil mais caro e isso acarretaria no valor final da tarifa do transporte público.
Sobre superlotação e atrasos
As maiores reclamações dos passageiros do transporte público em Pouso Alegre são da superlotação e atrasos dos ônibus. Esse problema existe, principalmente, porque a Viação Princesa do Sul, que não tem mais contrato com a prefeitura, tirou alguns veículos das ruas, oferecendo menos opções de linhas ao longo do dia.
Para Roberto Santana, esse problema de superlotação será resolvido assim que a empresa colocar os ônibus previstos para circular na cidade. “Quando você trabalha com um número de ônibus abaixo do previsto a superlotação é muito maior. Então, nós vamos colocar o número previsto e depois vamos analisar os casos pontuais”.
Para resolver os problemas de atrasos, a empresa vai disponibilizar um aplicativo para o usuário saber onde está seu ônibus, sem precisar ir para o ponto ficar aguardando muito tempo. Também terão painéis com esse tipo de informação no Centro da cidade.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu