Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Após confirmação de 1º caso de Dengue, combate ao mosquito é intensificado em PA

Agentes de combate Às endemias e agente de saúde trabalhando juntos. Foto: Ascom prefeitura

Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre confirmou essa semana que rapaz de 17 anos contraiu a doença.

Agentes de zoonoses aplicam fumacê em Pouso Alegre. Foto: Ascom PMPA

Depois da confirmação do primeiro caso de Dengue em Pouso Alegre no ano de 2019, o departamento de zoonoses de Pouso Alegre intensificou o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Equipes estão aplicando “fumacê” na região do bairro Primavera, onde o paciente que contraiu a doença mora. Pelos menos, 10 agentes de combate a endemias participaram da ação no bairro.

Um rapaz, de 17 anos, contraiu a Dengue tipo 2. Ele já está se cuidando em casa. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, no ano passado foram dois casos de Dengue autoctone, ou seja, quando o paciente é infectado dentro do próprio município, e um caso importado.

LEIA MAIS: Secretaria de Saúde confirma 1º caso de dengue em 2019 contraído em Pouso Alegre

O coordenador de Zoonoses, Ramiro Pereira, explica que o “fumacê” não é tóxico ao ser humano e é um procedimento liberado pelo Ministério da Saúde. “Basicamente o composto leva uma quantidade controlada de produto químico e água. Um vaporizador é utilizado para a pulverização nos quarteirões onde há casos suspeitos”.

Ainda de acordo com a prefeitura, outros bairros também deverão receber o “fumacê” nos próximos dias, além da intensificação do trabalho rotineiro de visita dos agentes de combate a endemias às residências.

Além dessas ações, a secretária de Saúde, Sílvia Pereira, ressalta que é necessária a participação da população nesse trabalho de não deixar água parada em lugar nenhum e evitar, de todas as formas, a proliferação das larvas do inseto. Os quintais, caixas d´água e calhas devem ser verificadas e limpas pelos próprios moradores.

Focos do mosquito por toda a cidade

Segundo o departamento de zoonoses do município, existem focos do mosquito Aedes aegypti por toda a cidade. No último levantamento feito em janeiro, eram 141 pontos monitorados com larvas do hospedeiro da doença.

Sintomas da dengue

Os sintomas mais comuns da dengue são febre repentina, dores de cabeça e ao redor dos olhos, dores no corpo e manchas avermelhadas. Se você sentir um ou mais desses sintomas combinados, é preciso procurar uma unidade de saúde.