Notícia

Idosos de asilo de Pouso Alegre ganham campanha de Natal

Magson Gomes / 30 outubro 2018

Idosos pedem roupas, sapatos, hidratantes e até imagem de santo de devoção. Os presentes devem ser entregues para as voluntárias até dia 30 de novembro. Essa é a terceira edição da campanha.

Faltam alguns dias para o Natal de 2018. E os 43 idosos do asilo Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre já estão ansiosos. É que duas voluntárias da cidade, uma fotógrafa e uma cabeleireira, decidiram repetir a campanha para arrecadar presentes para os velhinhos. A direção do asilo conta que é um dos momentos mais aguardados pelos internos, que recebem poucas visitas ao longo do ano.

A iniciativa em Pouso Alegre é da cabeleireira Reila Inácio. Ela conta que viu uma campanha em redes sociais e decidiu chamar a amiga fotógrafa Amanda Lima para fazerem o mesmo por aqui. E assim, estão no terceiro ano de arrecadação de presentes para os idosos.

“A gente vai até o asilo, pergunta o que eles querem ganhar. Os que não podem falar, a gente vê a necessidade deles. Postamos na internet e arrecadamos os presentes”, conta Reila.

Os pedidos dos idosos e como ajudar

A maior parte dos idosos pede alguma peça de roupa. Tem pedidos de camisa polo, camisa social, calça jeans, vestido, blusas, chinelos, sandálias, conjunto de verão. Mas tem ainda pedido por aparelho de celular, perfumes e cremes e até imagem de santo.

Veja aqui neste link todas as fotos com os pedidos dos idosos.

Dona Damiana quer ficar cheirosa (Fotos: Amanda Lima)

Segundo Reila, não tem problema repetir os presentes para os idosos. Os presentes dados a mais são distribuídos entre eles, cada um ficando com mais itens do que realmente pediram.

“Contamos com o carinho de todos, pois sem ajuda de vocês não seria possível levar um pouco de alegria a eles. As roupas que eles pedem de Natal é algo que vão usar ao longo do ano. Então, não é demais. Acaba sendo até de menos, se a gente for ver a necessidade deles, com troca diária; muitos usam fraldas e troca mais de uma vez por dia; têm que estar sempre limpinhos. Então, quanto mais presentes, melhor”, explica a cabeleireira voluntária.

A entrega dos presentes pode ser feita na Avenida Dr Lisboa 198, sala 8 Centro, Pouso Alegre, Salão Spazio. Os presentes devem ser entregues até o dia 30 de novembro.

Carla Xaxá, que trabalha no asilo, conta que a campanha de Natal Solidário é muito importante para o asilo e para os idosos. Ao longo do ano, a instituição costuma receber doações da sociedade, mas a maior parte é para uso comum, como alimentos, produtos de higiene pessoal e enxoval. Já esta campanha tem como foco os presentes para os internos.

“E os idosos aqui ficam felizes, aguardando o fim de ano para terem essa oportunidade de pedir e ganhar os presentes. São pessoas carentes de família, que recebem poucas visitas, até mesmo de familiares. Então, eles já esperam por isso”, diz Carla.

Seu Jair espera por uma calça (Fotos: Amanda Lima)

No dia da entrega dos presentes, é feita uma festa, com café da tarde, música e com a presença do Papai Noel.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas