Professor escreve ‘Poemas para o Coveiro’

Magson Gomes / 09 agosto 2018

Livro de Fernando Sales traz uma reflexão sobre questões existenciais.

O senhor Jorge Ailton Camargo é coveiro no Cemitério Municipal de Pouso Alegre há 18 anos. Quase todo dia, ele sepulta alguém. Numa conversa informal, seo Jorge comenta que, um dia, todos nós vamos morrer. Apesar dessa certeza, nem todo para e pensa nessa questão. Mas o professor e poeta Fernando Sales parou, pensou e escreveu cartas e poemas sobre o assunto. Fernando acaba de lançar o livro ‘Poemas para o Coveiro’, da editora Multifoco.

“É uma obra para as pessoas refletirem sobre as questões existenciais. Que um dia todos nós iremos partir desta vida é uma certeza que todos temos. Mas, nem por isso seja um assunto tranquilo de se refletir”.

A reportagem do Terra do Mandu fez o convite e Fernando topou para conversarmos sobre o livro no Cemitério Municipal. Veja no vídeo. Segundo o autor, o título causa espanto na maioria das pessoas que acham que seja algo de terror. Mas são apenas cartas e poemas para um coveiro imaginário. “A entrevista no cemitério é bastante conveniente com o tema do livro. A morte é inevitável. Talvez tenhamos medo dela, mas talvez tenhamos mais medo ainda da vida do que da morte, medo de viver de verdade”, reflete.

“A questão de ter que envelhecer e morrer, por um lado pode ser muito triste. Mas, por outro, pode fazer com que a gente viva a vida com mais intensidade, aproveitando mais os momentos que temos aqui”, diz o poeta.

No livro, tem textos que apresentam momentos otimistas, tristes, reflexivos ou mais intensos. “Dialogando sempre com a questão da existência, da vida com esse suposto coveiro”.

Livro surgiu da angústia

Fernando conta que a ideia de escrever o livro surgiu há quatro anos, em um período estava angustiado nessa questão do medo da morte. Ele havia perdido uma tia muito querida. Como já escrevia sobre outros temas, decidiu se dedicar e completar essa obra.

Poemas para o Coveiro traz seis cartas e vários poemas ao longo das 122 páginas. O livro pode ser adquirido por R$ 40 no site da editoria Multifoco.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas