Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Escrita por educadora de Pouso Alegre, Senado lança Constituição em Miúdos II

De maneira didática, os estudantes têm acesso ao que está previsto na Constituição Federal, com os nossos direitos e deveres. E ajuda a compreender as eleições, por exemplo.

Em 2018 a Constituição Federal do Brasil completa 30 anos. Para muitos, é uma das constituições mais completas do mundo.  Destaca-se a garantia de direitos fundamentais, como saúde, educação, moradia e o sistema de previdência social para a população, além de afirmar a legitimidade dos direitos civis e políticos no Brasil.

Mas, muitas vezes, falta conhecimento das pessoas sobre os nossos direitos e deveres previstos na Carta. Para facilitar o acesso e sua compreensão é que a educadora de Pouso Alegre, Madu Macedo, teve a ideia de escrever a Constituição em Miúdos para alunos do ensino fundamental. A edição foi publicada em 2015. Agora, a abordagem na visão dos jovens Júlia, Danilo e Henrique ganha uma nova publicação, a Constituição em Miúdos 2, também lançada pelo Senado Federal. “A missão da Constituição em Miúdos II é dar continuidade na aprendizagem do conteúdo da Constituição Federal de maneira didática, em uma linguagem de fácil acesso aos estudantes, a fim de proporcionar o conhecimento dos diretos e deveres constitucionais”, afirma Madu.

Madu Macedo é diretora da Escola do Legislativo em Pouso Alegre, e após desenvolver o projeto Câmara Mirim e Câmara Jovem, onde estudantes aprendem a debater, discutir sobre política, viu que poderia expandir essa discussão sobre cidadania para além dos limites da cidade. E assim surgiu a primeira versão da Constituição em Miúdos, com o apoio do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Madruga, também diretor da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal.

Capa da Constituição em Miúdos II (divulgação)

A primeira versão foi reimpressa em vários estados e milhões de crianças tiveram acesso à história dos três personagens, cujo conteúdo se mistura às garantias constitucionais e ao funcionamento do Estado, e, sobretudo, entrega à menina e ao menino leitor o olhar sobre um horizonte cidadão, clareado de pertencimento e participação democrática.

Agora, os jovens estudantes do Ensino Médio têm a oportunidade de se reencontrar com a Constituição e também com mudanças legislativas, como a reforma trabalhista.

“Como pano de fundo desta edição, a autora Madu Macedo nos apresenta Lopes, um brasileiro nascido em meio às manifestações das Diretas Já, em 1984. Ele e um grupo de amigos nos guiam pelas páginas da Constituição, por meio de exemplos práticos e a partir de conversa, durante um voo, com um italiano com laços familiares no Brasil e muito interessado em nosso arcabouço jurídico”, escreve a Diretora-Geral do Senado Federal, Ilana Trombka, na apresentação da publicação.

“Além do didatismo do texto, principal marca do primeiro volume da série, chama a atenção o imaginário impresso no roteiro, que conduz o leitor desta obra à lembrança do livro anterior, mas sem condicionar sua compreensão à leitura daquele”.

Ilustração da Constituição em Miúdos II

São 24 temas, divididos por capítulos, com explicações diretas e simples. As Eleições, os Três Poderes e a Previdência Social são exemplos de assuntos abordados no livro. Para facilitar o entendimento, estão disponíveis para o leitor um sumário da Constituição e um glossário com significados de termos técnicos. A obra encerra-se com quadros-resumo, pelos quais o jovem pode relembrar o que lhe foi ensinado.

Onde encontrar

A constituição em Miúdos 2 pode ser acessada no link: Livraria do Senado Federal.


[metaslider id=”4967″]