Pouso Alegre

Devoção: 13 anos da Romaria do Faisqueira a Aparecida

Terra do Mandu / 22 abril 2018

Veja fotos da peregrinação dos romeiros de Pouso Alegre ao Santuário Nacional de Aparecida.

A fé é o maior combustível de um romeiro. Ela que segura o peregrino de pé, faz não desistir no meio de uma jornada. E foi com muita fé e devoção na padroeira do Brasil que o grupo de romeiros de Pouso Alegre, Sul de Minas, cumpriu mais uma peregrinação a pé até o Santuário de Aparecida, interior de São Paulo, essa semana.

O grupo de 46 peregrinos saiu do bairro Faisqueira e percorreu 200 quilômetros até o Santuário. No caminho a fé e a devoção de cada um aliviavam o cansaço de horas e horas de caminhada. O historiador Rafael Huhn, do Dedo de Prosa, acompanhou parte do trajeto e fotografou a jornada.

Homens e mulheres cumpriram quatro dias de caminhada. Para Gervásio Costa, coordenador do grupo, caminhar e peregrinar “é um ato de servir, de agradecer pelo dom da vida e colocar suas angústias e sofrimento aos pés de Maria, a mãe de Jesus”.

Como o romeiro Fabrício Silva Dias que começou a peregrinação em busca de uma graça e hoje continua a caminhada para agradecer.  “Eu estava com uma pancreatite alcoólica e desenganado pelos médicos. Então, fui pedir à Nossa Senhora Aparecida que ela me desse uma chance de vida. A partir daí, eu seria outro homem eu comecei a evangelizar com os peregrinos”.

A Romaria a Pé do Faisqueira completa 13 anos e é realizada sempre no mês de abril. Centenas de pessoas já tiveram a oportunidade de pagar suas promessas como rege o ditado popular e católico. As bolhas nos pés, a fadiga, as dores nas pernas, tudo é compensado ao fim da peregrinação.

Veja fotos:

 

 

Dicas para uma peregrinação a pé:

Para realizar uma peregrinação como essa é necessária uma preparação não só espiritual, mas também física. Se você está pensando em fazer uma peregrinação ao Santuário de Aparecida, confira algumas dicas importantes:

*Se prepare alguns meses antes, fazendo longas caminhadas e de preferência com a mochila, para observar se o peso está adequado para o seu esforço;

* Busque verificar as suas condições de saúde com um médico;

* Aproveite ao máximo seu caminho para fazer reflexões, orações e se tiver acompanhado, aproveite para partilhar experiências de fé e vida;

* Nos dias de calor procure iniciar sua jornada o mais cedo possível;

* Leve dinheiro para as necessidades e imprevistos do caminho;

*Leve capa de chuva e meias de reserva, para a troca;

* Lembre-se de se hidratar e se alimentar com alimentos leves;

*Caminhe em grupos para evitar/inibir a aproximação de criminosos;

*Se puder, organize um veículo de suporte durante o trajeto até o Santuário de Aparecida, onde possam ser colocadas às bagagens e alimentos como água, frutas e sirva também, de apoio em casos de necessidade por parte de alguns dos caminhantes;

* Descanse fora da rodovia. Se houver veículo de apoio, estacioná-lo em local seguro, nunca no acostamento;

* Caminhe no sentido contrário ao do tráfego, em fila indiana, o mais distante possível da pista e do acostamento;

* Procure caminhar durante o dia. Evite caminhar à noite ou na madrugada, por segurança;

* Use roupas claras e coloridas. Se possível, use faixas refletivas. Aumente ao máximo a sua visibilidade para os motoristas;

* Mantenha sua atenção. Rodovia é espaço para veículos, não para pedestres;

* Se chover, interrompa sua caminhada. Os riscos são maiores com pista molhada.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas