Semana de conscientização sobre o autismo é realizada em Pouso Alegre

Terra do Mandu / 03 abril 2018

Famílias de Pouso Alegre, Sul de Minas, com crianças diagnosticadas com o espectro autista se uniram para organizar uma semana de conscientização sobre o assunto. Palestras, filmes, rodas de conversas e até uma corrida de rua fazem parte da programação que teve início nesta segunda-feira, 2 de abril, quando foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Em Pouso Alegre, a abertura da Semana do Autismo foi realizada na Câmara Municipal. Durante a semana, especialistas vão debater o assunto. As atividades têm entrada franca e quanto mais pessoas participarem, melhores serão os resultados da inclusão dos portadores de autismo, avalia o Coletivo Brilho Azul, que organiza os eventos.

Veja a programação:

 

Sobre o Autismo

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, o autismo afeta uma a cada 160 crianças. Estudos apontam que o autismo tem a prevalência no sexo masculino, sendo que, para cada quatro casos de autismo, três se referem ao sexo masculino e apenas um para o feminino. O diagnóstico se baseia, principalmente, na história de vida do paciente relatada pelos familiares, educadores e profissionais que estejam atendendo a criança. Paralelo a isso, utilizam-se exame psicológico e a observação dos profissionais capacitados a realizar a avaliação.

Na maioria dos casos, portadores do autismo apresentam dificuldade de estabelecer e compreender as relações sociais, dificuldades na comunicação verbal, dificuldade em brincadeiras “de faz de conta”, respostas sensoriais anormais, crises e outros sintomas.

Foto: Coletivo Brilho Azul de Pouso Alegre.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas