Pouso Alegre terá ato após morte de vereadora Marielle Franco

Terra do Mandu / 16 março 2018

Uma manifestação está marcada para ocorrer neste sábado em Pouso Alegre, Sul de Minas, após a morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL). O ato será a partir das 11h, na Praça Senador José Bento, Centro da cidade.

A vereadora foi morta a tiros no Centro do Rio na noite de quarta-feira (14). A polícia suspeita que ela tenha sido vítima de uma execução. Foram 13 tiros disparados contra o carro em que Marielle estava. A vereadora foi atingida por três tiros na cabeça. O motorista que dirigia o carro, Anderson Pedro Gomes, de 39 anos, também foi baleado e morreu. Uma assessora de Marielle foi atingida por estilhaços, sem gravidade.

Marielle tinha 38 anos, era negra, nascida e criada no Complexo da Maré, mãe desde os 18 anos e ativista pelos direitos humanos. Ela foi eleita vereadora em 2016 com mais de 46 mil votos, sendo a quinta parlamentar mais votada naquele ano, sua estreia nas urnas. 

Após as mortes da vereadora e do motorista, uma onda de protestos e indignação tomou conta das ruas no Brasil e em outros países.

De acordo com os organizadores do protesto, o objetivo não é apenas de homenagear Marielle, mas também dizer que querem dar continuidade às suas bandeiras.

“Ela foi executada. Ela movia estruturas. Ela lutou ativamente contra o genocídio negro. Ela denunciava as milhares de pessoas mortas nas favelas pelo Estado. A morte da Marielle é dura, porque faz a gente lembrar que não importa qualquer ascensão social, nossa presença nas universidades, na televisão ou qualquer outro espaço de poder. Ainda lutamos pra sobreviver e por liberdade”, diz a convocação para o ato em Pouso Alegre.

Leia artigo do jornal El País sobre a morte da vereadora e sua luta


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas