Confirmada 6ª morte por febre amarela na regional de Pouso Alegre

Terra do Mandu / 14 março 2018

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou nesta semana a 6ª morte por febre amarela na área da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, Sul de Minas. A morte informada no boletim divulgado na terça-feira (13) é de um paciente de Conceição dos Ouros. Esta é a 4ª pessoa da cidade a falecer pela doença.

As outras duas vítimas fatais uma é de Paraisópolis e outra de Brasópolis.

Mais cinco pessoas foram infectadas pelo vírus da febre amarela, ficaram internadas em hospitais da regional de Pouso Alegre e já receberam alta.

O novo relatório também confirmou a presença da febre amarela em dois macacos encontrados mortos em fevereiro nas cidades de Cachoeira de Minas e Sapucaí Mirim. Anteriormente, a secretaria já havia conformado a morte de dois macacos por febre amarela em Camanducaia e Congonhal em janeiro.

Após morte de macaco com febre amarela, Cachoeira de Minas intensifica vacinação

Casos em Minas

A secretaria de Saúde informa que foram confirmados 365 casos da doença em Minas Gerais, destes casos, 133 evoluíram para óbito e outros 630 casos continuam em investigação.

Do total de casos confirmados de febre amarela silvestre, 318 (87,1%) são do sexo masculino e 47 (12,9%) do sexo feminino. Dentre os óbitos, 07 (sete) foram do sexo feminino, representando 5,3% do total de óbitos confirmados. Todos os casos foram confirmados laboratorialmente. A mediana de idade dos casos confirmados é de 48 anos (3 – 88 anos). A letalidade por febre amarela em Minas Gerais no período de 2017/2018 é de aproximadamente 36,4%.

Vacina tem eficácia de quase 100%

Cabe ressaltar que a eficácia da vacina contra febre amarela é de 95% a 98%, sendo considerada altamente eficaz e segura na prevenção da transmissão do vírus. Como medida adicional, para a população mais exposta à circulação do vírus, recomenda-se também a utilização de repelente como medida de proteção individual.

É importante salientar que a recomendação preconizada pelo Regulamento Sanitário Internacional da Organização Mundial de Saúde, ratificado pelo Ministério da Saúde, é de que uma única dose da vacina contra Febre Amarela confere proteção por toda a vida.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas