Falta de políticas públicas para animais gera protesto em Pouso Alegre

Magson Gomes / 09 março 2018

As políticas públicas para controlar a superpopulação de cães e gatos nas ruas de Pouso Alegre (MG) já eram deficientes, mas a situação se agravou no último ano. A constatação é do Movimento Independente pelo Direito dos Animais (MIDA), formado por protetores inconformados com as cenas de abandono pela cidade.

Os protetores, com apoio de ongs, marcaram para este sábado (10), às 13h, uma manifestação na Praça Senador José Bento para chamar a atenção da população e das autoridades para o problema.

Segundo o MIDA, enquanto as ongs e protetores independentes se endividam, pessoas comprometem sua saúde física e emocional para salvar animais do sofrimento, a prefeitura nada faz.  “Tentamos resolver a questão por meio do diálogo. Foram inúmeras reuniões e nada foi feito. O programa de castração de animais de famílias de baixa renda acabou, animais de rua não estão mais sendo castrados por falta de medicamentos, animais são entulhados como lixo no Centro de Bem-Estar Animal e se matam por superlotação”, informa comunicado do movimento.

Aline Mara da Costa, protetora e integrante do movimento, explica que o objetivo do protesto deste sábado é expor esses problemas existentes devido à falta de políticas públicas para os animais. Durante a ação, será feito um abaixo-assinado.

Cadela dá cria em lote vago.

“Todos os programas que o Centro de Bem Estar tinha foram tirados. Inclusive o Castramóvel está parado, se deteriorando na garagem da prefeitura. Não temos mais o plantão veterinário, nem o Samuvet. Enfim, não temos mais nenhum dos programas para apoio dos animais. É isso que a gente está reivindicando” reclama Aline.

Ainda de acordo com a protetora, moradores que conhecem o trabalho das ongs e protetores independentes continuam procurando para resgate de animais abandonados e doentes. “Mas não temos espaço para onde leva-los, nem recursos para manter em clínicas particulares. Estamos ficando endividados. Não temos o que fazer, as ongs e nos protetores temos dívidas muito altas. E deixar os bichinhos abandonados é muita judiação. A gente sofre junto com eles”.

Prefeitura diz que programa de castração para pessoas de baixa renda está ativo

Nesta quinta-feira (08), a prefeitura de Pouso Alegre divulgou que o Centro de Bem Estar Animal iniciou o programa de castração de cães e gatos para pessoas de baixa renda. A informação foi divulgada após o movimento dos protetores agendar o protesto.

Segundo a prefeitura, os interessados devem entrar em contato com o próprio CBEA pelo telefone 3449-4020 ou com a Defesa Social no número 3449-4317, preencher um cadastro e apresentar aos órgãos competentes cópias do RG, CPF e comprovante de endereço. A documentação passará por avaliação.

Para os protetores, a notícia é apenas uma tentativa de acabar com o movimento, já que a burocracia criada inviabiliza o trabalho e ainda, o Centro de Bem Estar não possui estrutura e equipamentos para retomar o serviço.

“A gente só ouve que vai ser feito alguma coisa, tem ali as coisas no papel. A gente quer solução, a gente quer saber quando vai funcionar, a gente quer data”, afirma Aline Mara.

Castramóvel nunca funcionou, desde que foi adquirido em 2016. Está parado na garagem da prefeitura.

Mais Lidas