Superlua clareia céu de Pouso Alegre, MG

Magson Gomes / 31 janeiro 2018

As nuvens que cobriam o céu do Sul de Minas nas últimas noites se renderam à beleza da Superlua programada para aparecer na derradeira noite do mês de janeiro. Nós do Terra do Mandu fotografamos o fenômeno do Centro da cidade de Pouso Alegre (MG).

Essa é a segunda Superlua do mês desse janeiro. A primeira lua cheia foi no dia 1º. Mas a desta quarta-feira (31) é chamada de Superlua, Lua Azul, e Lua de Sangue.

Lua Azul: apelido dado à segunda lua cheia que acontece em um mesmo mês. Por ser apenas uma referência ao calendário, não tem de fato uma relação com alguma alteração de cor ou aparência do satélite.

 Superlua: ocorre quando a Lua está cheia e em seu ponto mais perto da Terra na órbita ao redor do nosso planeta. Esse período é chamado de perigeu, quando o satélite aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (Microlua) – quando está mais distante.

Eclipse lunar: ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, o que não ocorre todos os meses porque a órbita da Lua está ligeiramente inclinada com relação à da Terra em torno Sol. Só vai poder ser observado em localidades do extremo norte do país.

Lua de Sangue: durante o eclipse, a Lua não desaparece totalmente da vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas