Mais de 1,5 milhão de carros devem passar pela Fernão Dias para as festas de fim de ano

Terra do Mandu / 22 dezembro 2017

Concessionária faz integração com aplicativo Waze para avisar motoristas de problemas na rodovia. PRF lançou operação de Natal e pede cuidado com a chuva.

Começou o movimento nas rodovias para as festa de fim de ano. A saída para o Natal deve ser intensificada na tarde desta sexta-feira (22) e durante todo o sábado. O mesmo deve ocorrer na semana que vem para a saída de Ano Novo. Segundo a concessionária Arteris Fernão Dias, a expectativa que mais de um milhão e meio de carros passem pela rodovia entre São Paulo e Belo Horizonte. A concentração do tráfego deve acontecer nos dois extremos da rodovia: entre Guarulhos e Bragança Paulista e entre Contagem e Igarapé (MG).

 

Operação da PRF

A Polícia Rodoviária Federal lançou a zero hora de hoje a Operação de Natal. Agentes vão reforçar trechos estratégicos nas BRs, priorizando ações preventivas para redução da violência no trânsito, para reduzir o número de mortes nas rodovias federais. Em Minas Gerais serão, aproximadamente, 800 policiais, em escalas de revezamento, 23 radares e 200 etilômetros.

Aplicativo auxilia usuários da Fernão Dias

A concessionária Arteris informa que os usuários da Fernão Dias contam com mais um recurso tecnológico durante a operação de final de ano, o uso de informações do aplicativo Waze, além do reforço operacional em pista. O Centro de Controle Operacional (CCO), a partir de dezembro, passa a monitorar as ocorrências informadas pelos usuários do aplicativo (como acidentes e perigos na pista) e também sinaliza no app situações adversas, como bloqueio de faixa por acidente, filas e qualquer outra intercorrência, permitindo com que os usuários possam redobrar a atenção nos trechos com alerta.

Antes disso, os alertas que somente eram validados por outros usuários do aplicativo, com a parceria, passarão a ser verificados rapidamente pelo CCO. Assim, além de validar a informação, a concessionária poderá acionar recursos de forma mais efetiva e rápida para solucionar problemas. Vale ressaltar que o canal oficial para solicitação de atendimento entre usuários e as concessionárias segue sendo o telefone de 0800 ou diretamente nas Bases Operacionais.

O CCO é equipado com o Sistema Inteligente de Transporte, que é interligado a 10 painéis de mensagens eletrônicas nas rodovias e 223 câmeras de monitoramento. A integração da gestão de tráfego da BR-381 com o Aplicativo é um pioneirismo da Arteris em conjunto o Waze Brasil.

 

Mais Lidas