Depois de preso em operação do Gaeco, delegado regional de Pouso Alegre é levado para BH

Magson Gomes / 19 dezembro 2017

André Vinícius Corazza também respondia, interinamente, pelo cargo de chefe do Departamento de polícia Civil. O delegado foi preso durante operação do Gaeco em investigação iniciada no triângulo mineiro, onde atuou até março de 2017.

Promotores de justiça que fazem parte do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Pouso Alegre, Sul de Minas, deram entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (19) para falar da prisão do delegado regional de Polícia Civil na cidade, André Vinícius Corazza. O delegado foi preso em casa pela Polícia Rodoviária Federal que cumpria o mandado expedido pela justiça da comarca de Uberlândia.

O delegado foi denunciado após investigações do Gaeco do Triângulo Mineiro que, nesta terça-feira, desencadeou a megaoperação Fênix com o cumprimento de 200 mandados de prisões preventivas, além de mandados de busca e apreensão. 136 pessoas foram denunciadas, entre elas 10 delegados, 2 escrivães, 45 investigadores e 7 advogados. Também foi preso no Sul de Minas um delegado na comarca de Passos. Os delegados presos foram levados para a Casa de Custódia da Polícia Civil em Belo Horizonte.

As investigações começaram em 2015

O promotor do Ministério Público Estadual Fabiano Laurito, que coordena o Gaeco Pouso Alegre, explicou na coletiva de imprensa que existem provas contra os delegados presos. Laurito explica também que as investigações remetem a crimes que teriam sido cometidos durante o período que os delegados atuaram na comarca de Uberlândia.

Assista ao vídeo:

Delegado ficou no posto por 9 meses

André Corazza estava como chefe do 17º Departamento de Polícia Civil em Pouso Alegre desde o último dia 12.  O delegado estava em Pouso Alegre desde março de 2017 quando chegou para ocupar o posto de delegado regional. Ele veio transferido da cidade de Araguari, na comarca de Uberlândia.

Advogado do delegado fala:

O advogado do delegado Corazza também falou com a imprensa. Waldomiro Vieira diz que ainda não teve acesso a todas as denúncias. Mas trata-se, aparentemente, de delações feitas na comarca de Uberlândia. O advogado disse ainda que vai tentar a anulação da prisão preventiva. Ouça:

Designação de novos delegados para Pouso Alegre

O delegado geral da Polícia Civil, José Walter Mota Matos acompanhou a coletiva de imprensa no MP e disse que a polícia continuará desempenhando sua função na segurança pública com apoio das demais instituições. O delegado afirmou ainda que aguarda a designação de novo delegado regional e novo chefe de departamento para Pouso Alegre. Ouça a entrevista.

Participaram da operação sete promotores de Justiça, três auditores da Receita Estadual, 500 policiais militares e 150 policiais rodoviários federais, tendo sido utilizadas duas aeronaves e 150 viaturas.

Fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.

Crimes investigados

Entre os crimes investigados são: tráfico de drogas, organização criminosa, porte e comercio ilegais de armas, receptação qualificada, obstrução de justiça, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, associação criminosa, prevaricação, estelionato e adulteração de veículos.

Mais Lidas