Pouso Alegre

Prefeitura suspende, temporariamente, atendimento de cães da população

Terra do Mandu / 02 dezembro 2017

Centro de Bem-Estar Animal passará por adaptações e voltará com os procedimentos a cães de terceiros em até três semanas. ONGs cobram melhorias de serviços prestados pela prefeitura.

A prefeitura de Pouso Alegre (MG) confirma que os serviços veterinários dados a cães que pertencem à população serão suspensos temporariamente. A medida será por duas ou três semanas para adaptações na unidade, informa o texto.

O comunicado foi feito para rebater informação divulgada nas redes sociais de que o Centro de Bem-Estar iria deixar de fazer procedimentos de castração e esterilização em animais de terceiros, que aconteciam às terças-feiras.

Segundo o diretor da Defesa Social, Aylton de Souza Alves, há a necessidade do Canil Municipal se adequar para efetuar um maior controle da incidência de zoonoses na cidade. O atendimento está sendo reformulado, com cadastramento dos animais e mapeamento de áreas, como bairros e localidades do interior do município. “Em decorrência dessa reestruturação, o atendimento veterinário a terceiros nas terças-feiras precisou ser suspenso durante alguns dias, porém voltará aprimorado”, assegura o diretor.

As ONGs que cuidam de animais em Pouso Alegre também divulgaram um comunicado sobre o assunto. Elas pedem que mais informações sobre as adaptações que serão feitas sejam divulgadas pela prefeitura.

As ONGS reclamam que, até o momento, a atual administração não cumpriu promessas de ampliar os atendimentos aos animais de rua. E ainda não retomou serviços como o Samuvet, que buscava animais machucados nas ruas, e o plantão veterinário 24h. Os defensores da causa animal ainda cobram a utilização do Castramóvel, ônibus que foi adaptado como clínica veterinária, mas está parado na garagem da prefeitura.

“As três ONGs que fazem um trabalho sério na cidade, podendo nosso trabalho ser confirmado pelas redes sociais e eventos conjuntos, foram pacientes e, mesmo sendo, por vezes, criticadas de omissão por protetores da cidade, ACREDITAMOS na atual gestão de que as promessas feitas durante a campanha de manutenção e ampliação das políticas públicas para os animais seriam mantidas. ISSO NÃO OCORREU ATÉ O MOMENTO”, diz o comunicado.

O Castramóvel foi adquirido pela prefeitura em 2016, mas nunca foi utilizado e está estacionado na garagem municipal.

Como funciona o Canil de Pouso Alegre

Quatro veterinários trabalham no local. Uma média de 60 animais de proprietários são atendidos mensalmente nas terças-feiras. Nos demais dias da semana, é feito o atendimento de urgência e emergência para animais de rua e também para aqueles conduzidos pelos seus donos. Esse atendimento de urgência e emergência, de acordo com a Defesa Social, não será alterado nos dias da reestruturação do canil.

Segundo a coordenadora Roberta Carvalho, o canil mantém permanentemente cerca de 120 animais, em sua grande maioria recolhidos nas vias públicas. Após ser resgatado, o animal passa por avaliação veterinária, recebe o tratamento necessário, vermífugo, vacina, medicamento contra parasitas e é submetido à castração. Após isso é disponibilizado para adoção. Se o animal não for adotado em meio a determinado período, posteriormente é devolvido ao mesmo local onde foi resgatado, com isso possibilitando a rotatividade de vagas.

Mais Lidas