Bilac Pinto está entre os 39 deputados da CCJ que rejeitaram 2ª denúncia contra Temer

Terra do Mandu / 18 outubro 2017

Essa foi a segunda denúncia contra o presidente votada na CCJ. A outra foi em julho e Bilac Pinto também foi a favor ao não prosseguimento.

Mais uma vez, o deputado federal Bilac Pinto (PR), único representante da região de Pouso Alegre (MG) em Brasília, votou a favor da rejeição de denúncia contra o presidente Michel Temer, acusado por organização criminosa e obstrução da justiça.

Bilac Pinto, natural de Santa Rita do Sapucaí (MG), é membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ),  que aprovou nesta quarta-feira (18) o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), recomendando que a Câmara não autorize o Supremo Tribunal Federal a processar o presidente da República, Michel Temer, e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), com base na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

O presidente é acusado de organização criminosa e obstrução da justiça. Somando o voto de Bilac Pinto, foram 39 sim, pela rejeição da denúncia, e 26 contra o relatório e a favor que a Câmara dos Deputados autorizem o Supremo Tribunal Federal (STF) processar o presidente e os ministros.

Qual o próximo passo da denúncia

A denúncia ainda deve ser votada em Plenário, o que deve ser feito na próxima quarta-feira (25). Para autorizar o STF a processar o presidente da República, são necessários os votos de 342 deputados.

Se o plenário rejeitar o prosseguimento da denúncia, Temer só poderá ser processado após o fim do mandato. Se o plenário aprovar o prosseguimento do processo, o Supremo decidirá se aceita ou não a acusação. Se aceitar, Temer será afastado do mandato.

Em julho, Bilac foi um dos 41 deputados que foram contra a investigação de Temer por corrupção passiva, como denunciou o então procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Relembre aqui: Bilac Pinto vota pelo arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Mais Lidas