Pouso Alegre

Empresa de transporte público de Pouso Alegre poderá ter contrato renovado, mas relatórios apontam irregularidades no serviço prestado

Magson Gomes / 19 junho 2017

Renovação de contrato por mais 10 anos está prevista em contato que vence ano que vem. Relatório feito pelo diretor de Trânsito da prefeitura aponta atraso nas linhas, falta de abrigos e má conservação da frota.

A renovação de contrato entre a prefeitura de Pouso Alegre e a Viação Princesa do Sul está sob análise. Em abril do ano que vem vence o atual contrato e, como está previsto, um ano antes a empresa deveria se manifestar propondo a renovação para mais 10 anos. O pedido foi feito e, a partir disso, a prefeitura nomeou uma comissão que avaliou os serviços prestados pela empresa de transporte público. O relatório já foi entregue e servirá de embasamento para a renovação ou não do atual contrato. “Existe, contratualmente, a possibilidade de que a empresa venha renovar. Cabe ao prefeito acabar ou não esse pedido manifestado pela empresa”, explica o diretor de trânsito da prefeitura, Marcos Paco.

Na última sexta-feira (16) Terra do Mandu trouxe a reportagem sobre a homenagem que a empresa prestadora do serviço de transporte público em Pouso Alegre diz estar prestando à cidade. O nome da empresa Princesa do Sul foi apagado da frota e em seu lugar foi colocada a inscrição ‘# Somos Pouso Alegre”. Também trouxemos a avaliação dos usuários que reclamam de superlotação dos ônibus e atrasos nas linhas.

Leia: Empresa tira nome de ônibus para fazer homenagem a Pouso Alegre

Nesta segunda-feira (19), nossa reportagem conversou com o diretor de Trânsito da prefeitura. Marcos Paco também fez um relatório com mais de 500 páginas, que também foi repassado à comissão nomeada pela administração municipal e com servidores efetivos.

Diretor de Trânsito Marcos Paco com parte do relatório em mãos.

O diretor de Trânsito explica que foi realizada uma avaliação técnica da qualidade na prestação do serviço de transporte público. Em seu relatório, Marcos Paco mostra que foram constatadas irregularidades quanto ao atraso nas linhas, qualidade dos ônibus da frota e construção de abrigos.

De acordo com o relatório, 1/3 das linhas sofre atraso nas partidas; a empresa deixou de construir 117 abrigos nos pontos; a frota tem ônibus com mais de 9 anos de uso, o que ultrapassa o limite exigido no contrato.

“Mas são todos esses fatos de conhecimento público. São inúmeras as reclamações; são diárias essas reclamações. Mas, até então, havia essa necessidade de um levantamento técnico. Esse levantamento foi finalizado. Tenho certeza que vai ser de muita importância para uma tomada de decisão por parte do prefeito”, afirma o diretor de trânsito.

Ouça a entrevista com o diretor de trânsito:

Empresa notificada por tirar nome

O diretor de Trânsito também informa que a empresa foi notificada por retirar o nome dos ônibus. Ele explica que a medida confunde o usuário que fica sem saber se é veículo do transporte publicou ou alguma outra empresa que está na cidade. Ouça:

O outro lado

A direção da empresa Princesa do Sul nega as irregularidades. Afirma que a frota está com a vida útil dentro do previsto. e que os atrasos são causados pelas condições de trânsito na cidade, faltam faixas exclusivas para os veículos circulares.

quanto à construção de abrigos, a empresa informa que foi feito o que estava previsto e contrato.

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