Saúde

No Dia Mundial sem Tabaco, moradores de Pouso Alegre descobrem o quanto estão intoxicados

Magson Gomes / 31 maio 2017

Na cidade, fumantes têm programa gratuito para largar o vício que mata seis milhões de pessoas por ano.

Nesta quarta-feira (31) é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil tem caído o número de fumantes. Entre homens a redução foi de 29% para 12% e entre mulheres de 19% para 8%. Mas é uma situação ainda preocupante.

“A gente tem estimativas de que seis milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo em função dos danos do tabaco. Sendo que 600 mil dessas vítimas são os fumantes passivos, que não fumam mas sofrem as consequências”, conta a coordenadora do Centro Municipal de Controle do Tabagismo de Pouso Alegre, Maria de Fátima Miranda.

Ouça a entrevista com fumantes e com a coordenadora do Centro de Controle de tabagismo de Pouso Alegre:

Hoje em Pouso Alegre, fumantes foram convidados a fazer o teste para saber a quantidade de monóxido de carbono no organismo para verem o quanto estão intoxicados. O resultado assustou a dona de casa Lissandra Oliveira. O nível de carbono nela deu 28, enquanto o tolerável seria 6. “Então, tem que parar de fumar mesmo”, constatou ela que fuma há 33 anos.

Lissandra nunca tentou parar de fumar e convive com os efeitos da nicotina com palpitação, cansaço e indisposição. Mas agora vai buscar o Centro Municipal de Controle do Tabagismo.

A psicóloga coordenadora do centro de controle explica que o tratamento é de graça.

O Centro funciona na Avenida Levino Ribeiro do Couto, no antigo laboratório municipal. O Telefone para mais informações é 3449-4174.

Mais Lidas