Para engenheiro da Emater, a lei pode dar respaldo ao que já é feito e criar novos mecanismos de atendimento ao produtor.
Entra vereador e sai vereador e o assunto Copasa continua dominando os discursos na Câmara de Pouso Alegre. Nos últimos 12 anos, que este jornalista acompanha mais de perto o Legislativo Municipal, foram muitos debates, audiências públicas e até CPI criada. E o esgoto à céu aberto continua jorrando em alguns pontos da cidade, principalmente no bairro São Geraldo.
Na sessão dessa terça-feira, 21, vereadores esbravejaram contra a companhia de saneamento, mostraram vídeos dos problemas existentes e prometeram empenho para que a empresa resolva os problemas apresentados.
Projeto do morango
Foi aprovado em segunda e última votação o projeto de lei que cria a política de fomento à cultura do morango. A proposta, que segue para sanção do prefeito, é de autoria do vereador Edson Donizeti (Dr. Edson).
A reportagem do Terra do Mandu apurou que dos 16 instrumentos e diretrizes da política Municipal de Incentivo à Cultura do Morango apresentados, 14 já são realizados através da parceria da Prefeitura com a Emater; nos outros dois itens os produtores são orientados como proceder.
Mesmo com os serviços já sendo realizados, o engenheiro agrônomo e extensionista da Emater, Orlando Regis Teixeira, diz que a proposta aprovada pelos vereadores é importante. “A lei é importante para dar respaldo ao que já é realizado e até para criar mecanismos para a retomada de novos programas, como da assistência mecânica agrícola que não vem sendo realizada porque depende de recursos financeiros”.
O projeto apresenta medidas para a política de incentivo à cultura do morando como oferta de assistência técnica, tecnológica e mecânica; orientação para financiamentos agrícolas; valorizar a cultura do morango para o cultivo, as boas técnicas de manejo, a industrialização e a facilidade de escoamento e comercialização com outros municípios e estados; estudo, implantação e divulgação de novas técnicas de manejo e combate às pragas; entre outras propostas.
O autor do PL, vereador Edson Donizeti, justifica que em Pouso Alegre o cultivo do morango é garantia de emprego e renda para o sistema de produção agrícola familiar. “E, por isso mesmo, merece a atenção e o olhar responsável daqueles que podem e devem incentivar o setor para garantir prosperidade e mais qualidade de vida às famílias que trabalham e tiram seu sustento da terra, sobretudo em pequenas propriedades rurais”.