Com cada vez mais famílias morando em apartamentos, veja as vantagens de ter os espaços planejados

Magson Gomes / 07 fevereiro 2017

Depois de mostrar como tem surgido esse tipo de empreendimento em Pouso Alegre, agora Terra do Mandu traz dicas de como deixá-los funcionais

Comprar um apartamento espaçoso, com mais de 200 metros quadrados, ainda é um sonho para a maioria da população brasileira. Ainda mais em tempos de crise.

Em Pouso Alegre, a construção dos predinhos com apartamento com áreas de cerca de 60 m² está cada vez mais comum, com esse tipo de empreendimento em todos os bairros da cidade.

São apartamentos onde as divisões seriam como uma casa com sala, quartos, banheiros, cozinha e área de serviço. A diferença é que a maioria desses imóveis tem entre 55 m² a 65 m².

O comerciante Marcos Roberto dos Santos mora com a esposa e dois filhos em um apartamento de 64 m².  Escolheu morar em apartamento porque dá maior comodidade e segurança. Marcos conta que ele mesmo foi responsável pela montagem do apê. “Realmente eu acho que não ficou perfeito. Mais para frente quero contratar móveis planejados para garantir o melhor aproveitamento do espaço”.

Mas como aproveitar bem esses espaços em um imóvel compacto?

Aproveitando bem o espaço do quarto para os filhos

A reportagem do Terra do Mandu visitou um apartamento compacto em um condomínio que está em fase de final de obras. O apê foi mobiliado e decorado para atender as necessidades de uma família com quatro pessoas. O objetivo é mostrar formas para garantir praticidade, funcionalidade, beleza e conforto no seu lar.

“A nossa cultura do interior tem ainda aquela ideia de grandes espaços para moradia, porque no espaço pequeno não caberia nada. Porém, a tendência é a diminuição desses espaços. Mas a gente tem que pensá-los de forma confortável”, explica o designer de interiores, André Rocha, que completa: “E é possível viver bem em um ambiente pequeno”.

A melhor maneira para encontrar esse equilíbrio é contratar um profissional ou uma empresa responsável para fazer o desenvolvimento do projeto. “A gente otimiza todo o espaço, com a preocupação de deixar o ambiente aconchegante, sem perder mobilidade dentro do ambiente. A gente faz de forma pensada para a família ter o conforto onde ela vai morar” conta Rocha.

Relação custo benefício

Antes de contratar o profissional ou a empresa você deve analisar o custo benefício. Os especialistas dizem que é uma questão relativa. Se você resolve mobiliar e decorar o próprio apartamento, pode ser que compre peças que sejam desnecessárias, que nem caibam nos espaços que o imóvel possui.

“Através de um profissional você faz um investimento certeiro. Com soluções criativas, móveis multifuncionais, integrando ambientes ajudam no processo de otimização dos espaços, criando assim, efeitos e sensações que farão que sua casa ou apartamento pareçam maiores, levando em conta sempre a personalidade de cada morador”, enfatiza o designer de interiores André Rocha.



Veja 7 dicas do designer de interiores:

– Móveis feitos sob medida: os móveis planejados garantem o melhor aproveitamento para cada espaço da sua casa ou apartamento, criando soluções criativas, com peças que terão diferentes funções. Procure empresas confiáveis, que atuam há algum tempo no mercado para que os seus sonhos não virem pesadelos. Analise os orçamentos, atente às ferragens (dobradiças, corrediças, puxadores), questione se houver dúvidas. Nem sempre o que tem o menor preço é o mais barato!

– Móveis e eletros mais compactos: evite móveis muito grandes, pois vão pesar visualmente o ambiente e muitas vezes prejudicar a sua mobilidade no espaço. A tecnologia está a seu favor. Hoje há no mercado TV´s bem fininhas, fornos, micro-ondas e refrigeradores compactos, mas com espaços internos otimizados.

– Uso de espelhos: os espelhos no ambiente trazem mais leveza. Eles ampliam os ambientes, pois duplicam visualmente o espaço. Você pode revestir paredes ou então usar espelhos menores com molduras, e mais baratos, fazendo uma composição.

– Cores e texturas: uma boa opção para ampliar o ambiente é o uso de móveis em tons claros. É importante ressaltar que essa dica não se limita a cor branca, pois há inúmeros tons de madeiras claras, beges e off-whites. Somado a isso, você pode pontuar cores vibrantes em itens decorativos e acessórios.

– Papéis de parede, adesivos e tecido: uma forma de valorizar o espaço gastando pouco, é aplicar papéis de parede, adesivos e tecidos nos ambientes. Há inúmeros padrões, com texturas, cores e materiais. Dê preferência a estampas com listras verticais, se você quiser dar a impressão que o pé direito é mais alto; ou horizontais, caso você queira deixar as paredes mais extensas. Outra dica importante é observar o tamanho das estampas: quanto maior o desenho, menor o ambiente vai parecer, portanto, opte por estampas pequenas. Isso vale também para os tecidos de poltronas e sofás.

– Móveis e itens decorativos multiuso: um mesmo móvel ou acessório decorativo pode ter inúmeras funções. Um exemplo disso são os puffs para a sala, que podem ser ótimas mesas de apoio, além de assentos;

– Valorize a iluminação: a iluminação é um dos elementos mais importantes da decoração. Um bom projeto vai muito além de definir os pontos das lâmpadas. Com ele é possível valorizar ambientes, deixá-los aconchegantes e brincar com o jogo de luz e sombra, criando volumetria e destacando as texturas.

Muito além de seguir essas dicas, é preciso observar as necessidades e desejo que cada um de nós temos. Sempre que possível, procure um profissional que poderá te ajudar na definição e desenvolvimento do seu projeto. Com isso, você poderá investir da forma correta. E lembre-se: sua casa deve ter a sua cara!

Mais Lidas