Notícia

Olhando para o alto: A verticalização de Pouso Alegre

Magson Gomes / 03 fevereiro 2017

A cada dia surgem novos prédios na cidade. Há os predinhos de 2 e 3 andares e já surge empreendimento de 32 andares.

Por acaso você viu aquele prédio que estão construindo ali? Você comprou seu apartamento onde? Essas tem sido perguntas cada vez mais frequentes em Pouso Alegre. Algo que era tendência há poucos anos atrás, hoje é uma realidade: a cidade está se desenvolvendo verticalmente. Os edifícios não surgem mais apenas na área central. Eles estão por todos os lados.

Os edifícios não estão mais apenas na área central

De acordo com dados do IBGE, Pouso Alegre é a cidade do Sul de Minas que mais recebe novos moradores a cada ano. Entre o Censo de 2010 e a estimativa do ano passado são quase 15 mil (14.920) novos pouso-alegrenses. Nesse mesmo período, a população de Poços de Caldas aumentou em 12.477 e a de Varginha em 10.303. Dados da concessionária de energia aponta que o número de habitantes na Terra do Mandu já esteja em mais de 175 mil.

E onde colocar esse tanto de gente para morar? Daí veio a expansão imobiliária, com novos loteamentos nas diferentes regiões de Pouso Alegre. Mas, onde antes eram construídas casas, agora são erguidos prédios.

O empresário do setor imobiliário, Tadeu Oliveira, lembra que, quando comercializaram o primeiro condomínio com 320 apartamentos no bairro Jardim Califórnia, a verticalização era apenas uma tendência para a cidade. Hoje, esse segmento virou realidade. “Nós já comercializamos cerca de 2 mil apartamentos. Eles são feitos numa modalidade que não existia, voltado para a classe trabalhadora”, conta o empresário. Atualmente, existem pelo menos 10 condomínios desse tipo construídos ou em construção em Pouso Alegre.

Os ‘predinhos’

Condomínios desse tipo estão espalhados por Pouso Alegre

Além dos condomínios que reúnem mais de 100 apartamentos, também pipocaram pela cidade os predinhos. Esses pequenos edifícios, a maioria de quatro a oito apartamentos, são de construtoras menores, pessoas que antes construíam casas para vender e que perceberam que no mesmo terreno onde levantava uma casa, pode-se fazer seis apartamentos. O pedreiro João Teodoro, há sete anos coordena sua equipe nessas construções. “Desde que comecei, já trabalhei em de 15 a 20 predinhos”.

Os maiores edifícios em Pouso Alegre

Prédio sendo erguido que terá 32 andares

Ver a construção cinco ou mais edifícios acima de 10 andares ao mesmo tempo na cidade era algo raro.

Atualmente, há três empreendimentos desse porte apenas na região do bairro Primavera. Incluindo o que será, por enquanto, o maior prédio de Pouso Alegre com 32 andares.

Outros três grandes edifícios estão sendo erguidos na Avenida Alberto de Barros Cobra. Um está em fase de acabamento e tem 20 andares. O outro já está com o 14º andar construído. E o terceiro empreendimento da mesma avenida terá 26 andares e está com a fundação aberta.



Mais Lidas