Pouso Alegre

Pouso Alegre volta ter Zona Azul daqui dois meses

Magson Gomes / 02 outubro 2018

Contrato foi assinado hoje e nova empresa tem prazo para começar o serviço. Prefeitura fez duas licitações. A primeira foi cancelada, após a justiça apontar irregularidades no processo. Pouso Alegre está sem Zona Azul desde julho de 2017.

Já tem data para a retomada do serviço de Zona Azul em Pouso Alegre. Será dia 3 de dezembro. O estacionamento rotativo está suspenso na cidade desde julho de 2017. Nesta terça-feira (02) foi assinado o contrato de concessão entre a prefeitura e a empresa que venceu a licitação.

A partir de agora, a empresa Dinâmica Parking tem dois meses para implantar o serviço. “Isso nos remete ao final do ano, período festivo onde comércio está ansioso para ter de volta a Zona Azul. Com isso, a gente vai facilitar o acesso das pessoas ao grande Centro de Pouso Alegre”, afirmou o prefeito Rafael Simões (PSDB) no ato da assinatura do contrato de concessão nesta manhã.

O contrato de concessão é de cinco anos, com possibilidade de renovar para mais cinco.

No contrato anterior, cancelado em julho de 2017, a prefeitura pagava um valor fechado para a empresa. O município alegou que ficava no prejuízo porque pagava um valor acima do que era arrecadado com as cobranças da Zona Azul. Agora, a empresa vencedora da licitação vai explorar o serviço e fazer sua própria arrecadação.

R$ 2 a hora

Serão mil vagas de estacionamento rotativo na região central da cidade. O valor do bilhete será de R$ 2 a hora, podendo ser prorrogado uma única vez. A tolerância para o motorista pagar pela vaga será de 10 minutos. Motos não pagam.

O diretor técnico da empresa, Túlio Almeida, presente na assinatura do contrato, explicou que será disponibilizado aos motoristas um aplicativo para a compra da vaga de estacionamento. O usuário terá a opção de fazer a recarga de pontos através de cartão de crédito, débito ou direto em um dos pontos comerciais que também vão vender o ticket de Zona Azul.

“A gente vai tentar, ao máximo, massificar o uso de aplicativo. Com o aplicativo a pessoa faz a utilização, não precisa do auxílio de ninguém. então, é bem rápido para os agentes de fiscalizações, como para o usuário final”, conta o diretor técnico da Dinâmica.

Antes da implantação do serviço, a empresa fará campanha de divulgação de como o sistema irá funcionar e os pontos em que os motoristas poderão adquirir os bilhetes. Também será disponibilizado para Pouso Alegre o aplicativo Parque Azul, que a empresa já utiliza em outras cidades onde opera.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do estacionamento rotativo pago é entre Às 08h às 18h. Mas, o secretário municipal de Trânsito ,Wagner Mutti, diz que ainda está sendo avaliada uma alteração para adequar ao horário de funcionamento do comércio. “Realmente, o comércio começa a funcionar a partir das 08h30, 09h. E uma alternativa seria essa, ampliar o horário das 09h às 19h”.

Prefeito Rafael Simões e diretores da empresa que vai explorar o serviço de Zona Azul assinam contrato. (Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu)

Mais de um ano sem Zona Azul

O estacionamento rotativo nas ruas do Centro da cidade está suspenso desde julho de 2017, quando a prefeitura cancelou o contrato com a empresa que prestava o serviço e decidiu fazer nova licitação mudando a modalidade para concessão. Depois de duas tentativas, o novo contrato foi assinado nesta terça-feira (02), na sede da prefeitura de Pouso Alegre.


[metaslider id=”4967″]



Mais Lidas