Cinco ônibus novos começam a rodar nas ruas de PA

Magson Gomes / 09 julho 2018

Princesa do Sul, que presta serviço na cidade até que licitação da prefeitura para o transporte público seja concluída, diz que os novos veículos fazem parte da troca de frota da empresa. A licitação do serviço está marcada para o fim de agosto. Mas empresa vencedora só vai começar a operar em 2019.

A Viação Princesa do Sul comprou cinco novos ônibus para atender os usuários do transporte público de Pouso Alegre. Os coletivos começaram a rodar pela cidade nesta segunda-feira (09). Segundo a assessoria da empresa, estes são os primeiros veículos do seu plano de renovação de frota. “O foco da renovação é atender, principalmente, as necessidades dos clientes e acompanhar os avanços tecnológicos do setor, sendo estes os veículos mais modernos a operarem na região do Sul de Minas”, diz o gerente operacional da empresa, André Luiz da Silva.

Nossa reportagem conversou com passageiros sobre a novidade. Eles aprovam os novos veículos, mas pedem outras melhorias no transporte público, como mais linhas e menos atrasos. Veja vídeo abaixo:

Segundo a empresa, a aquisição dos novos ônibus não tem a ver com os veículos incendiados no mês passado. “Esses novos ônibus já tinham sido adquiridos e estavam passando por regularização para serem colocados nas ruas”, afirmou a assessoria da Princesa do Sul. Que também disse que não há seguro para veículos que são alvo desse tipo de vandalismo. Cada novo ônibus custou R$ 360 mil.

O que os novos veículos têm

Segundo a empresa, os ônibus são equipados com suspensão a ar, o que deixa a viagem mais silenciosa e confortável. Também são preparados para acessibilidade, com plataforma elevatória para cadeirantes e sinalização especial, interna e externa, como o itinerário frontal eletrônico, que permite uma melhor visibilidade da linha em operação, além disso, os veículos possuem conectores USB próximos dos acentos para a recarga de celulares.

Como está a licitação do transporte público

A Viação Princesa do Sul opera na cidade através de um “contrato de prestação de serviços continuado”. Esse é o termo usado pela prefeitura para explicar que a empresa fica na cidade até que a licitação para o transporte público seja concluída. O contrato da licitação feita em 2008 teve duração de 10 anos e terminou em abril. Porém, o novo processo licitatório ainda está em andamento.

Impugnação e novo edital

A licitação ocorreria em maio passado, mas, cinco empresas interessadas no processo entraram com pedido de impugnação do edital por conter critérios mal justificados, contradições e até possível direcionamento do certame. O processo foi suspenso.

O edital passou por correções e foi republicado nesta segunda-feira (09). A abertura das propostas e análise de documentos das empresas concorrentes está marcada para 29 de agosto de 2018.

Exigências do novo edital

Dentre as alterações, as empresas participantes do processo deverão, obrigatoriamente, ter frota total de 41 ônibus, 13 mini-ônibus e 02 micro-ônibus, todos zero quilometro, equipados com GPS, WIFI e lixeira interna e aplicativo de celular.

Outro critério estabelecido no novo documento é a manutenção dos abrigos nos pontos de ônibus, que passa a ser responsabilidade da concessionária. Para aumentar a competitividade entre as licitantes, o capital mínimo exigido da empresa será de 1% do valor estimado da contratação.

Frota adaptada para atender ao passageiro com dificuldade de locomoção e disponibilização do serviço 0800 em até 180 dias mantem-se como itens obrigatórios.

Empresa vencedora só em 2019

Com os prazos de recursos previstos no edital, mais o período de seis meses para adequação de quem ganhar a licitação, a empresa vencedora começará a operar no município em 2019.

O edital da licitação para o transporte público prevê que a empresa vencedora terá contrato de 10 anos, com valor estimado de R$ 157 milhões. O contrato poderá ser renovado por mais 10 anos.


[metaslider id=”4967″]



Mais Lidas