EPR confirma reinstalação de radar no trevo de Cachoeira de Minas
Deputados divulgaram vídeo confirmando conversa com a concessionária, que citou prazo de 90 dias para reinstalação do sistema
Iago Almeida / 05 junho 2024Deputados divulgaram vídeo confirmando conversa com a concessionária, que citou prazo de 90 dias para reinstalação do sistema
Iago Almeida / 05 junho 2024A concessionária EPR, que administra oito rodovias da região do extremo Sul de Minas, confirmou que vai reinstalar radares no trevo que liga as rodovias BR-459 e MG-173, em Santa Rita do Sapucaí. O prazo informado é de 90 dias para instalação dos equipamentos.
A informação foi divulgada na última segunda-feira (3/5) pelo deputado federal Rafael Simões (União) e pelo deputado estadual Dr. Paulo (PRD). Os deputados se reuniram com a concessionária e cobraram a instalação de radares no trecho, que tem alto índice de acidentes graves.
De acordo com a concessionária, o estudo já estava em andamento para implantação de novos radares na BR-459, desde 2023, e não só no trevo que liga à Cachoeira de Minas, mas também no trecho que liga ao bairro Belo Horizonte, em Pouso Alegre, e outros pontos.
Alguns radares estavam em funcionamento antes da concessionária assumir as rodovias, como no trevo do BH em Pouso Alegre, mas foram retirados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, devido a rodovia ter sido concedida a iniciativa privada.
Ao todo eram 5 pontos da rodovia que contavam com radares na região e foram retirados em 2023: um em Santa Rita do Sapucaí, um em Congonhal e três em Pouso Alegre (próximo ao Serra Sul Shopping, Ponte do Rio Sapucaí e Canta Galo).
Já o radar que existia instalado no trevo de Cachoeira de Minas foi retirado há três anos, em 2021. Na época, o DNIT informou que os equipamentos seriam substituídos porque o contrato de licitação com a empresa responsável pela fiscalização venceu. Mas, não houve reinstalação desde então.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no ano passado, a BR-459 era a 5ª rodovia com maior porcentagem de mortes entre as 16 BRs que cortam o estado. Os dados mostraram que os acidente na BR-459 matam 4 a cada 100 vítimas, ou seja, o dobro da Fernão Dias. E a velocidade incompatível era a principal causa de acidentes.
Mais dados do DNIT, de 1º de janeiro de 2017 a 11 de abril de 2018, apontaram 13.962 infrações de motoristas que trafegavam com velocidade acima da permitida, de 40 quilômetros por hora no trecho do trevo de Cachoeira de Minas. O trecho era, na época, o campeão em flagras de excesso de velocidade no Sul de Minas.
Lembrando que quem é flagrado por radares acima da velocidade, perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e leva multa, que varia de R$ 130,16 a R$ 880,41.
No último dia 20 de maio, a médica Luiza Diniz de Oliveira, de 27 anos, morreu em um acidente no trevo da BR-459 e MG-173. Ela estava sozinha em um ônix, voltando do trabalho em Conceição dos Ouros, quando furou a parada obrigatória e foi atingida por uma carreta.
Em setembro de 2023, um casal ficou ferido após um Celta entrar na BR-459 sem respeitar a parada obrigatória e ser atingido pelo veículo Honda WR-V, que seguia no sentido Santa Rita do Sapucaí.
Em novembro de 2023, um caminhão seguia pela BR-459, sentido Pouso Alegre/Santa Rita do Sapucaí, quando foi atingido por um carro que saía da MG-173. O carro não respeitou a parada obrigatória.
Também em novembro do ano passado, outro carro que entrava no trevo saindo de Cachoeira de Minas não respeita a parada obrigatória e bate de leve com o caminhão da Coca-Cola, que seguia pela BR-459, no sentido Pouso Alegre.
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