Pouso Alegre

Treze pessoas continuam em abrigo municipal após chuvas em Pouso Alegre

Prefeitura informou que famílias atingidas devem procurar o Cras para buscar ajuda. Vários locais da cidade continuam interditados; veja onde

Iago Almeida / 26 fevereiro 2024
Treze pessoas continuam em abrigo municipal após chuvas em Pouso Alegre

Famílias atingidas pelas chuvas estão recebendo apoio de saúde e psicológico / Foto: PMPA

Na manhã desta segunda-feira (26/2), o Gabinete de Crise da prefeitura de Pouso Alegre se reuniu novamente para avaliar os efeitos das intensas chuvas que assolaram a cidade. Durante o encontro, foram tratadas medidas emergenciais a serem tomadas diante desse cenário desafiador.

Com mais de 253 milímetros de chuva, Pouso Alegre foi a cidade brasileira mais afetada pelos temporais, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Isso resultou em uma série de problemas em toda a área urbana e rural.

O gabinete, organizado pela Prefeitura, conta com a participação de todas as secretarias e superintendências municipais, além de instituições como o Exército, Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Até o momento, segundo a administração municipal, foram registradas mais de 400 ocorrências relacionadas às chuvas, sendo cerca de 20 consideradas graves, incluindo deslizamentos de muros de arrimo e deslizamentos de encostas.

Choveu em 12 horas mais do que era espera para o mês inteiro, explica meteorologista

Comerciantes da Rua Comendador contabilizam prejuízos após mais um alagamento

Famílias continuam em abrigo

Sete famílias, totalizando 27 pessoas, foram encaminhadas para o abrigo municipal devido aos danos causados pelas chuvas. Nesta segunda-feira (26/02), três famílias, totalizando 13 pessoas, permanecem abrigadas.

Treze pessoas continuam em abrigo municipal após chuvas em Pouso Alegre

Foto: PMPA

De acordo com a prefeitura, equipes têm realizado visitas porta a porta nos locais mais afetados para prestar assistência social, proporcionando suporte psicológico, avaliação da saúde e auxílio na obtenção de documentação e doações. Quer precisar de ajuda deve procurar o CRAS mais próximo de sua casa.

“Desde a noite de quinta-feira (22), as equipes da Prefeitura têm trabalhado de porta em porta nos locais mais atingidos pelas chuvas. No entanto, parte das famílias não foi localizada, pois algumas pessoas saíram e ainda não retornaram. O município solicita que essas famílias procurem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para receberem todo o suporte necessário, incluindo atendimento com assistentes sociais, psicólogos e profissionais de saúde, além da possibilidade de solicitar segunda via de documentação e receber doações”, disse o Executivo.

Além disso, o executivo informou que equipes de saúde estão oferecendo vacinas, apoio psicológico e monitoramento da saúde geral das pessoas. “Esforços também estão sendo intensificados para prevenir a leptospirose e combater o mosquito Aedes aegypti”, disse.

Vias interditadas

Várias vias da cidade foram interditadas devido as consequências das chuvas. Na Avenida Antônio Scodeler o trânsito, inclusive de pedestres, está temporariamente interrompido desde quinta-feira (22/2). As equipes retornaram ao trabalho no início da manhã desta segunda-feira, após o nível da água abaixar e haver segurança para os trabalhadores, segundo a prefeitura.

“Neste momento, equipes técnicas estão realizando avaliações para restabelecer a passagem de pedestres no menor tempo possível. Pedimos a compreensão e colaboração de todos os cidadãos enquanto trabalhamos para resolver essa situação”, disse.

Próximo ao Clube de Campo houve deslizamento de um barranco e parte da pista foi interditada. O local está devidamente sinalizado e não há previsão de liberação do local.

Também há interdição total da Rua Moyses Lópes Filho, após o rompimento em uma rede pluvial, ocasionando a abertura de um buraco no local. Este problema afeta a circulação nas regiões do Faisqueira, Pão de Açúcar e Monte Azul, que já estão enfrentando interdição na principal avenida que liga aos bairros, para obras.

“A Prefeitura de Pouso Alegre vem observando um aumento nas ocorrências de desrespeito à sinalização viária, incluindo casos de furto de placas e sinalização de trânsito. Neste momento desafiador, é essencial reforçar o respeito às normas de trânsito para garantir a segurança de todos os cidadãos. Pedimos a colaboração de toda a comunidade para que sigam as orientações de tráfego e respeitem a sinalização”, disse a prefeitura.

Rua Moyses Lópes Filho, no Faisqueira, ficou interditada parcialmente nesta segunda-feira (26/2), mas será interditada totalmente a partir desta terça-feira (27/2) / Foto: PMPA

Limpeza do São Geraldo

O trabalho de limpeza com cata-treco e caminhão pipa está sendo realizado desde a madrugada de quinta-feira (22/2), com o objetivo de desobstruir as vias e remover gradualmente os pertences das famílias.

Segundo a prefeitura, as equipes já realizaram a limpeza em dezenas de bairros, como Jardim Yara, Shangrilá, Ribeirão, Ipiranga e Centro. Ao todo, mais de 70 caminhões de cata-treco foram preenchidos com pertences das famílias, incluindo móveis, colchões e eletrodomésticos.

Nesta segunda-feira as equipes se concentraram no São Geraldo, onde a população está há quatro dias convivendo com lixo e esgoto pelas ruas. Mas, mesmo com a limpeza, o esgoto está retornando pelas bocas de lobo, o que tem causado mau cheiro e aparecimento de animais nas ruas do bairro.

De acordo com a Secretaria, todas as bombas de sucção permanecem em funcionamento. Ao todo, são três na Diquinha e duas na Dique 1. A bomba da Dique 2 foi desativada nesta segunda-feira, “por já não ter nível de água que necessite da bomba, tendo sua várzea abaixado”, disse a prefeitura.

bairro são geraldo - chuvas pouso alegre 2024

Ruas do bairro São Geraldo continuam com esgoto e muito lixo / Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

bairro são geraldo - chuvas pouso alegre 2024

Ruas do bairro São Geraldo continuam com esgoto e muito lixo / Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

bairro são geraldo - chuvas pouso alegre 2024

Ruas do bairro São Geraldo continuam com esgoto e muito lixo / Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

Agricultura

O setor agrícola também está sendo atendido com os mesmos profissionais que a área urbana recebe. Além disso, estamos com obras emergenciais para conter represas e limpar estradas. No entanto, o trecho após a represa do Itamar, no Limeira, permanece interditado nesta segunda-feira (27) e equipes trabalham para liberar a via ainda hoje.

Foto: Vereador Elizelto Guido

Foto: Vereador Elizelto Guido

Doações

A Prefeitura está aceitando doações de kit de limpeza, roupas, alimentos e colchões, que podem ser entregues na Secretaria de Políticas Sociais. Para doações de móveis e eletrodomésticos, pedimos que entrem em contato com a Secretaria de Políticas Sociais para coordenar a entrega.

“A Prefeitura de Pouso Alegre está empenhada em adotar todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar dos munícipes nesse momento difícil. Novas informações serão divulgadas conforme a evolução da situação”, disse.

Além da prefeitura, voluntários também trabalham para buscar ajuda para as famílias atingidas, como no Shangrilá, onde famílias perderam tudo que tinham em casa.

Veja como fazer doações e ajudar famílias atingidas pelas chuvas em Pouso Alegre

Bairro Shangrilá: Moradores se emocionam ao relatarem perda de tudo que tinham em casa

Prefeitura cobra Copasa

A Prefeitura solicitou ainda esclarecimentos e ações rápidas da COPASA, tendo em vista que em situações de crise como esta, abastecimento de água costuma ser um grande problema e o município identificou falhas no abastecimento da cidade. Vários bairros estão sem fornecimento de água em Pouso Alegre há 4 dias.

O Gabinete do Prefeito providenciou caminhões pipa para abastecer a região do Morumbi nesta segunda-feira (26/2) . O município pede que a população registre as reclamações no site da companhia e também no site da Prefeitura (aba acesso rápido – Denúncia/Copasa).

Bairros de Pouso Alegre estão há quatro dias sem água após temporal


Mais Lidas