Notícia

XCMG anuncia investimento e mais empregos para fábrica em Pouso Alegre

Protocolo de intenções foi assinado entre a empresa e a prefeitura, para geração de mais de 450 empregos até 2027, diretos e indiretos

Iago Almeida / 17 julho 2023

Foto: PMPA

Mais de 450 empregos serão gerados, até 2027, pela XCMG em Pouso Alegre. O anúncio foi feito pela prefeitura, após assinatura do protocolo de intenções com a empresa, na última sexta-feira (14/07).

O documento prevê expansão com investimento de cerca de R$30 milhões e com expectativa de gerar 360 empregos diretos e 100 indiretos.

“É uma enorme complexidade quando se trata de expansão empresarial. A XCMG possui um grande porte e é desejada por muitas cidades, mas está firme na nossa cidade e a prova disso é essa expansão que irá gerar mais emprego e renda, mudando a vida de centenas de famílias”, disse o prefeito Coronel Dimas.

De acordo com a empresa, serão construídos um novo galpão, áreas para estoque de peças e máquinas, área para exposição de produtos, eletro posto e um novo escritório.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa, a XCMG já é uma das maiores empregadoras da cidade, com cerca de 1.000 empregos gerados. “Isso gera significativa arrecadação de impostos, além de contribuir para ações sociais na cidade”, afirmou.

Foto: PMPA

Cidades Irmãs

Fundada em 1943, a Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) é o maior grupo de empresas na indústria de maquinário de construção da China, com a maior variedade e série de produtos, e a mais competitiva e influente no setor.

“Pouso Alegre e a cidade natal da XCMG, Xuzhou, da Província de Jiangsu, são cidades irmãs há mais de 10 anos e possuem cooperação mútua e intercâmbio entre governos municipais e povos de ambas cidades irmãs”, sita a prefeitura.

A XCMG tem atuado no mercado brasileiro desde 2004. Para facilitar a expansão no país, inaugurou, em 2014, o Parque Industrial de Pouso Alegre. A unidade é a primeira do grupo com operações fora do continente asiático e contou com investimento de mais de meio bilhão de dólares. Nela, são fabricadas máquinas pesadas, tais como escavadeiras, guindastes, retroescavadeiras, motoniveladoras e perfuratrizes.

Foto: PMPA


Mais Lidas