Notícia

Capivara que vive em parque de Pouso Alegre está com vários machucados

Educadora física gravou o animal e pediu ajuda para que ele seja tratado; prefeitura informou que solicitou ajuda da PM de Meio Ambiente

Iago Almeida / 26 abril 2023

Uma capivara que vive no Parque Municipal Francisco de Assis Vilela, ao lado do fórum, em Pouso Alegre, está com vários machucados. Por ver a situação do animal, a educadora física Zu Tenório fez um vídeo pedindo ajuda para que o animal seja tratado.

A capivara fica no lago do parque e, segundo a educadora física, tem feridas abertas e algumas inflamadas e infeccionadas. Ainda de acordo com a mulher, o animal é dócil e manso.

Foto enviada ao Terra do Mandu

“Já tem um bom tempo que a gente está observando que ela está toda machucada. Nós já tentamos órgãos, tudo que a gente podia para poder vir, dar uma olhada, uma limpada no machucado, cuidar dela. Então é uma judiação, porque ela fica aqui na dela, não atrapalha ninguém”, disse Zu Tenório no vídeo.

Em nota, a prefeitura de Pouso Alegre esclareceu que o resgate e cuidados de animais silvestres compete ao Estado por meio da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Foto enviada ao Terra do Mandu

“O município já entrou em contato com as autoridades competentes e está buscando soluções para que o animal seja devidamente resgatado, cuidado e devolvido ao habitat natural”, informou a PMPA.

Vale destacar que a expectativa de vida de uma capivara é de quinze anos. Ela usa margens de rios e lagos, áreas alagáveis e próximo à represas para viver, porque a água serve como esconderijo e proteção contra os predadores naturais, além de ser utilizada para a reprodução.

Foto enviada ao Terra do Mandu

Mais Lidas