Notícia

Vacina bivalente contra Covid começa a ser aplicada em Pouso Alegre

Primeira etapa é voltada para idosos acima de 80 anos. Saiba como será a nova vacinação contra o vírus Covid-19

Nayara Andery / 27 fevereiro 2023

Vacina bivalente contra Covid. Foto: Fábio Marchetto.

Idosos acima de 80 anos serão os primeiros a receber a vacina bivalente contra a Covid, em Pouso Alegre. Os imunizantes da Pfizer estão disponíveis em cinco unidades de saúde. A vacinação é iniciada na mesma data em todo o Brasil, conforme calendário do Ministério da Saúde.

A bivalente é a dose de reforço, que será ofertada inicialmente para grupos prioritários. É necessário que a pessoa tenha recebido pelo menos duas doses de vacina contra a Covid, sendo a última aplicado há pelo menos quatro meses.

“Diante da quantidade de doses que recebemos, cerca de 3 mil, vamos priorizar os idosos de 80 anos, incluindo os que estão em asilos e acamados. Gradativamente, conforme a chegada de doses, vamos ampliando o acesso aos imunizantes”, detalha a secretária de saúde, Sílvia Regina.

Os imunizantes bivalente são aplicados por profissionais do Centro de Vacinação, na Avenida Doutor João Beraldo, 567, no Centro entre 8h e 19h. A aplicação também é realizada em quatro unidades básicas de saúde (UBS).

Na UBS do bairro Cidade Jardim e na UBS Sebastião Reis, na região do bairro São João, a imunização é feita entre 13h e 19h. A UBS Faisqueira oferece a vacina bivalente entre 7h e 16h, enquanto na UBS Jatobá, as vacinas são aplicadas de 13h às 17h.

Como será a vacinação no país

O Ministério da Saúde determinou públicos prioritários que devem receber o reforço da vacina bivalente da Pfzier. O cronograma é dividido em quatro fase, sem datas divulgadas, apenas a do início da campanha.

Na Fase 1, o público é de pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Quem tem entre 60 e 69 anos está na Fase 2. Gestantes e puérperas compõem a Fase 3, enquanto os profissionais de saúde estão na Fase 4.



Mais Lidas