Pouso Alegre

Beco em Pouso Alegre pode ganhar nome de grafiteiro Fhran Santos, morto após acidente

Projeto de lei que será votado em 28 de junho quer criar "Beco do Fhran", com exposição permanente e evento

Nayara Andery / 24 junho 2022

O B-boy, grafiteiro e motoboy Francisnei Santos Oliveira, que morreu após ser atropelado no Centro de Pouso Alegre, pode ser homenageado com o nome em uma travessa da cidade. Um projeto de lei que será votado na Câmara, em 28 de junho, propõe dar o nome de “Beco do Fhran” à travessa que liga as Rua Bom Jesus e Cel. Ribeiro de Abreu, ao lado da Auto Escola Sapucaí. A homenagem inclui uma exposição permanente de grafite e um evento de inauguração.

O local é perto do cruzamento em que Fhran foi atropelado quando estava de moto, fazendo entregas. Ele seguia pela Rua Bom Jesus quando um carro não respeitou a Parada Obrigatória no cruzamento com a Rua Monsenhor Dutra. Fhran tinha 31 anos, esposa e três filhos e morreu horas depois do acidente, em 19 de dezembro de 2021.

Em depoimento, o policial penal que dirigia o carro que atropelou Fhran alegou que não viu a placa de Pare, que fica bem próxima à esquina. Dezenas de motociclistas fecharam o cruzamento e fizeram protesto em 22 de dezembro. Eles pediam justiça e mais segurança no trecho. Artistas amigos de Fhran escreveram com grafite a sinalização de PARE no asfalto, perto da placa que indica a Parada Obrigatória. Dias depois a prefeitura fez a pintura da sinalização no asfalto.

Grafite será parte de homenagem ao artista

Conhecido em toda a região, Fhran fazia parte do coletivo Area 35 Crew, que une arte a projetos sociais. O PL de autoria do vereador Igor Tavares, consiste no beco também ganhar permanentemente uma exposição de arte em grafite para homenagear o artista.

A inspiração para essa ideia é baseada no Beco do Batman, uma galeria de arte nas paredes de uma viela da Vila Madalena, na capital paulista. Ele é a maior referência de arte urbana no Brasil.

Se o PL for aprovado na Câmara, o Beco do Fhran será inaugurado com um evento no começo de julho. O artista Jefferson Vilella, conhecido como Tedeo, lembra que ”Fhran adorava o grafite, e não tem nada mais justo do que homenagear o nosso amigo dando vida a esse beco com pinturas bem legais e eternizando o nome dele para sempre na história de Pouso Alegre”.

Para o autor do PL, “Com a contribuição de todos os seus amigos escritores de grafite, a travessa hoje vazia irá se tornar uma referência histórica, artística e cultural do município, ao eternizar a memória do pai de família, marido, filho querido, trabalhador e talentoso artista Francisnei Oliveira, numa parte do coração da cidade que será reconhecida por todos nós pouso-alegrenses como o BECO DO FHRAN”.

Mais Lidas