Região

Congonhal teve o pior temporal dos últimos oito anos, afirma prefeito

Bairros rurais foram os mais afetados com pessoas desalojadas, alagamentos e até uma ponte quebrou

Nayara Andery / 07 janeiro 2022

Água cobre parte de zona rural em Congonhal e marcas de temporal são vistas em vários bairros. Imagem Prefeitura.

Congonhal teve as consequências mais fortes causadas por um temporal desde 2014. A afirmação é do prefeito Moisés Ferreira Vaz, por telefone ao Terra do Mandu. As chuvas fortes na cidade iniciaram no dia 05/01 e se estenderam com mais intensidade na tarde e noite desta quinta-feira (06/01). Estragos foram identificados no município e afetaram mais a zona rural. Até a BR-459, que liga Congonhal a Pouso Alegre, ficou coberta pela água.

No Sul de Minas várias cidades foram afetadas pelo temporal, com alagamentos de ruas e casas, famílias desalojadas e até deslizamentos desde o início da semana. O dia com maior índice de estragos foi nesta quinta-feira. O prefeito de Congonhal percorreu a cidade com a Defesa Civil desde 8h e lembrou que desde as enchentes de 2000 e 2014, este temporal recente foi o pior registrado na cidade.

Zona rural de Congonhal foi região mais afetada

Ponte foi parcialmente levada por correnteza, em Congonhal. Imagem Prefeitura.

Pontes de acesso entre bairros rurais foram cobertas pela água e uma delas, no bairro dos Coutinhos, teve uma parte que caiu com a força da natureza. Nos bairros Campestre, Coutinhos e dos Guidos a água invadiu imóveis e acessos e levou até animais. No bairro Guaricanga há dificuldade de acesso, mas, a manutenção da estrada rural só pode ser feito quando a chuva cessar.

Famílias que moram em duas casas no bairro dos Guidos foram desalojadas e atendidas pela Defesa Civil. O prefeito afirma que “os moradores foram levados para a casa de familiares e a prefeitura já providenciou um imóvel alugado para eles ficarem já que mais chuvas podem voltar a alagar os imóveis dessas famílias”.

Casa em Congonhal teve muro derrubado com temporal. Imagem Prefeitura.

No bairro dos Marianos, conhecido como Marianinhos, uma senhora que é cadeirante e uma família foram resgatadas na quarta-feira (05/01). Moisés conta que os imóveis tinham sido alagados durante a chuva. Ele acrescenta que no bairro Coutinhos a água invadiu uma casa e também um imóvel comercial que lembra uma “venda” antiga de bairro.

Contabilizar prejuízos e recuperar áreas de município

Alagamentos durante temporal em Congonhal devastaram bairros rurais. Imagem Prefeitura.

Desde o início da manhã, o prefeito percorre os bairros e citou que o trabalho vai continuar durante todo o dia para descobrir quais estragos aconteceram. Se necessário será decretada situação de emergência. Ao conversar com a reportagem, ele citou “estou aqui agora no barro, tem muitos estragos causados pela chuva”. Quando passava pela zona rural, um morador disse a ele “estou procurando meu porco, que foi levado pela água”.

A recuperação do município é feita desde o início da manhã. O trabalho da prefeitura tem sido a desobstrução de estradas e manilhas, bem como a limpeza de locais afetados pelas chuvas no município. O ribeirão que corta o bairro dos Coutinhos já teve redução no nível da água, nesta manhã e o ribeirão Santo Antônio, que corta o bairro dos Guidos também já baixou. O monitoramento continua a ser feito pela Defesa Civil.

Situações de urgência ou emergência em decorrência das chuvas podem ter a ajuda da Defesa Civil. Os telefones de contato em Congonhal são (35) 3424-3007 e 9 9984-5360.

Mais Lidas