Pouso Alegre

Pouso Alegre tem primeiro caso suspeito de coronavírus de morador da cidade, informa SES

Terra do Mandu / 03 março 2020

Em Minas são 58 casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19), incluindo os três pacientes de Varginha que estão no HCSL, em Pouso Alegre. No estado, até o momento, nenhuma suspeita foi confirmada como sendo a doença que originou na China no fim do ano passado.

Pouso Alegre tem um caso suspeito de coronavírus em morador da cidade. A informação apareceu no relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado no início da noite desta terça-feira (03).

A reportagem do Terra do Mandu apurou que o paciente é um homem que foi até Belo Horizonte e teve contato com o filho, que tinha chegado da Europa e apresentava os sintomas do coronavírus. Ainda apuramos que o paciente está em isolamento domiciliar. Esse paciente mora em Pouso Alegre a trabalho.

Em Minas Gerais, até o momento, estão sendo investigados 58 casos suspeitos do novo coronavírus. Entre eles estão os três pacientes da mesma família que estão em isolamento no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Essa família é natural de Varginha e chegou da Itália na semana passada.

Segundo a assessoria de imprensa do HCSL, os primeiros exames das amostras desses três pacientes não acusou a presença de nenhum dos nove vírus pesquisados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

As amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, onde será possível detectar se há a presença do coronavírus. O resultado deve sair nesta quarta-feira.

Pacientes estão em área isolada do HCSL. Foto: Terra do Mandu

Veja o quadro de casos suspeitos de coronavírus sem MG, segundo informe da SES:

Ainda conforme a Secretaria do Estado de Saúde, em 2020 foram 64 notificações de casos suspeitos, desses, seis já foram descartados após exames.

VEJA VÍDEO SOBRE O CORONAVÍRUS DIVULGADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE:

Mantenha-se informado (fonte MS):

O que é coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Por que o nome é coronavírus?

Porque essa família de vírus tem a característica de se parecer com uma coroa.

Período de incubação do coronavírus

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

Período de transmissibilidade do coronavírus

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Fonte de infecção do coronavírus

A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.

 


Mais Lidas