Sobe para 5 o número de casos confirmados de dengue em Pouso Alegre em 2019
Magson Gomes / 01 abril 2019
Magson Gomes / 01 abril 2019
Os pacientes infectados já passaram por tratamento e estão em casa. Em 2018 foram dois casos no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre já são cinco casos confirmados de dengue na cidade em 2019, todos eles autóctones, ou seja, o paciente contraiu a doença dentro do próprio município. O primeiro caso foi confirmado em um jovem de 17 anos no início do mês passado.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, neste ano foram 41 notificações de casos suspeitos, desses, 13 já foram descartados e 23 continua sob análise.
Em todo o ano passado a cidade havia registrado apenas dois casos de dengue locais e um caso de morador de Pouso Alegre que contraiu em outro município.
Em todos os casos confirmados neste ano, os pacientes já foram medicados em estão em casa.
Focos do mosquito e ações de combate
Ainda segundo Secretaria de Saúde, as ações de prevenção devem continuar em todo o município, mesmo com o fim do verão. Os agentes de saúde continuarão com o trabalho preventivo e de orientações em todos os bairros da cidade, através da busca ativa, capacitação de profissionais, resgate de imóveis fechados e fumacê.
Segundo o departamento de zoonoses do município, no levantamento feito em janeiro, eram 141 focos do mosquito Aedes aegypti por toda a cidade. Esses pontos e suas vizinhanças são monitorados para extinguir as larvas do hospedeiro da doença.
Sintomas da dengue
Os sintomas mais comuns da dengue são febre repentina, dores de cabeça e ao redor dos olhos, dores no corpo e manchas avermelhadas. Se você sentir um ou mais desses sintomas combinados, é preciso procurar uma unidade de saúde.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu