Frente fria perde força e abre caminho para geada: frio se intensifica no Sul de Minas
INMET emite alerta de geada no Sul de Minas. Massa de ar polar derruba temperaturas a partir de quinta-feira (09/7).
Nayara Andery / 07 julho 2026INMET emite alerta de geada no Sul de Minas. Massa de ar polar derruba temperaturas a partir de quinta-feira (09/7).
Nayara Andery / 07 julho 2026*Reportagem de Wyrattan Andrade
A frente fria segue avançando pela costa do Sudeste e continua influenciando o tempo no Sul de Minas. Nesta terça-feira (7), ainda há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, principalmente em municípios que fazem divisa com o estado de São Paulo. A tendência, porém, é que essas instabilidades percam força ao longo da quarta-feira, abrindo espaço para a chegada de uma nova massa de ar polar.
Com o avanço do ar frio, as temperaturas voltam a cair de forma mais significativa na segunda metade da semana. O maior impacto será sentido entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira, quando o frio ganha intensidade em toda a região.
O Instituto Nacional de Meteorologia já prevê a emissão de um aviso para declínio de temperatura e possibilidade de geada fraca entre a madrugada e o início da manhã de quinta-feira. O alerta deve abranger municípios como Estiva, Conceição dos Ouros, Cachoeira de Minas, Maria da Fé e outras cidades do extremo Sul de Minas, principalmente na Mantiqueira. Apesar da previsão de temperaturas próximas dos 3°C nas áreas mais elevadas, o risco para danos à agricultura é considerado baixo.
Nesta terça-feira, Monte Verde, distrito de Camanducaia, voltou a registrar a menor temperatura de Minas Gerais, com 4,4°C. Maria da Fé apareceu logo em seguida, com 6,3°C.
Para esta quarta-feira, a previsão indica tempo firme, com muitas nuvens ao longo do dia e sem expectativa de chuva na maior parte da região. Em Pouso Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 22°C. Maria da Fé terá mínima de 10°C e máxima de 20°C, enquanto Santa Rita de Caldas deve registrar temperaturas entre 11°C e 20°C.
A expectativa é de que as nuvens diminuam durante a madrugada, favorecendo uma queda ainda maior nas temperaturas e aumentando as condições para formação de geada em áreas de maior altitude.
Seguimos acompanhando a evolução dessa massa de ar polar e qualquer mudança na previsão será atualizada nos próximos boletins.
🥶 E aí, na sua cidade o frio já começou a apertar ou ainda está só dando sinais? Conta pra gente nos comentários de onde você está acompanhando a previsão!
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu